O QUE É JUSTIÇA ORGANIZACIONAL? A VOZ DO GESTOR

Autores

  • Gabriela de Abreu Passos Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Adriano de Sousa Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Luciana Klein Universidade Federal do Paraná

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o que é justiça organizacional na visão de gestores brasileiros. A pesquisa qualitativa foi realizada com 162 indivíduos com experiência em cargos de gestão. Foi questionado aos respondentes: o que é justiça dentro das organizações para você? Aplicou-se a estratégia do Discurso do Sujeito Coletivo, reconstruindo o discurso em pensamento único, composto por ideias centrais. Os resultados demonstram que os discursos emanados pelos gestores se aproximam das três dimensões tradicionais da Justiça Organizacional. Constatou-se que mesmo os supervisores estando em posição hierárquica superior que seus subordinados, eles expõem pensamentos análogos aos receptores de justiça.

Biografia do Autor

Gabriela de Abreu Passos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Contabilidade, Mestre em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Unviersidade Federal do Paraná

Henrique Adriano de Sousa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Contabilidade, Mestre em Contabilidade, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Administração na Universidade Paranaense.

Luciana Klein, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Contabilidade e professora do programa de pós-graduação em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

14/03/23