AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE: AVALIANDO A RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO E A SATISFAÇÃO COM O CURSO.

Autores

Palavras-chave:

autoavaliação, avaliação da pós-graduação, relação orientador-orientando.

Resumo

Na autoavaliação, um ponto importante é a percepção e a satisfação do discente em relação ao programa e aos professores. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos estudantes de pós-graduação quanto ao relacionamento orientador-orientando. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa, a partir de uma pesquisa do tipo survey. Para as análises, utilizou-se a estatística descritiva, análise fatorial exploratória, testes de hipóteses e análise de regressão múltipla. Os resultados indicam que a média de satisfação dos orientandos com os programas de pós-graduação é alta, com destaque para a satisfação geral com o(a) orientador(a). Dentre os determinantes da satisfação destacam-se o fato do discente ser bolsista e a influência do orientador na publicação internacional.

Referências

ALVES, L.​ R.​; GIACOMINI, M.​ A.​; TEIXEIRA, V.​ M.​; HENRIQUES, S.​ H.​; CHAVES, L.​ D.​ P.​ Reflexões sobre a formação docente na pós-​graduação.​ Escola Anna Nery, v.​ 2​3​, n.​ 3​, 2​0​1​9​ .​

ALVES, V.​ M.​; ESPINDOLA, I.​ C.​ P.​; BIANCHETTI, L.​.​ A relação orinetador-​orientando na Pós-​graduação stricto sensu no Brasil:​ a autonomia dos discentes em discussão.​ Revista Educação em Questão, v.​ 4​3​, n.​ 2​9​, 2​0​1​2​.​

BISPO, M.​ S.​; COSTA, F.​ J.​ Artigos como avaliação discente em disciplinas de pós-​graduação:​ instrumento educativo ou subsistema de linha de montagem?​ Cad.​ EBAPE.​BR, Rio de Janeiro, v.​ 1​4​, n.​ 4​, out.​/​dez.​ 2​0​1​6​ .​

BOYCE, B.​ A.​; NAPPER-​OWEN, G.​; LUND, J.​ L.​; ALMARODE, D.​ Perspectivas de alunos de doutorado sobre seus orientadores.​ Quest, v.​ 7​1​, n.​ 3​, p.​ 3​2​1​-​3​3​2​, 2​0​1​9​.​

CAPES.​ Página inicial.​ Ministério da Educação, 2​0​2​1​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​gov.​br/​capes/​pt-​br/​acesso-​a-​informacao/​institucional.​ Acesso em:​ 0​8​ jun.​ 2​0​2​1​.​

CAPES.​ GT SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-​GRADUAÇÃO, 2​0​1​8​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​gov.​br/​capes/​pt-​br/​acesso-​a-​informacao/​institucional.​ Acesso em:​ 0​8​ jun.​ 2​0​2​1​.​

CAPES.​ V Plano Nacional de Pós-​Graduação (V PNPG 2​0​1​1​-​2​0​2​0​).​ Brasília, DF:​ CAPES, 2​0​1​0​.​

FÁVERO, L.​ P.​; BELFIORE, P; SILVA, F.​ L.​; CHAN, B.​ L.​ Análise de dados:​ Modelagem multivariada para tomada de decisões.​ Rio de Janeiro:​ Elsevier, 2​0​1​7​.​

FERREIRA, L.​ M.​; FURTADO, F.​ SILVEIRA, T.​ S.​ Relação orientador-​orientando.​ O conhecimento multiplicador.​ Acta Cirúrgica Brasileira, v.​ 2​4​, n.​ 3​, 2​0​0​9​.​

FINARDI, K.​ R.​; GUIMARÃES, F.​ F.​ Internacionalização, rankings e publicações em inglês:​ a situação do Brasil na atualidade.​ Estudos em Avaliação Educacional, v.​ 2​8​, n.​ 6​8​, p.​ 6​0​0​-​6​2​6​, 2​0​1​7​.​

FREITAS, B.​ Diferenças de Gênero na Pesquisa e Pós-​Graduação em Engenharia no Brasil.​ 2​0​1​3​.​ Dissertação (Mestrado em Tecnologia) -​ Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow Da Fonseca, CEFET/​RJ, Rio de Janeiro, 2​0​1​3​.​

GAULE, P.​; PIACENTINI, M.​ An advisor like me?​ Advisor gender and post-​graduate careers in science.​ Research Policy, v.​ 4​7​, n.​ 4​, p.​ 8​0​5​-​8​1​3​, 2​0​1​8​.​

HAIR JUNIOR, J.​ F.​ et al.​ Análise multivariada de dados.​ 6​.​ ed.​ Porto Alegre:​ Bookman, 2​0​0​9​.​

HILÁRIO, C.​ M.​; CASTANHA, R.​ G.​; GRÁCIO, M.​ C.​ C.​ A influência da genealogia acadêmica na colaboração científica:​ um estudo no campo da Matemática no Brasil.​ Rev.​ Guillermo de Ockham, v.​ 1​5​, n.​ 2​, 2​0​1​7​.​

HORTALE, V.​ A.​; MOREIRA, C.​ O.​ F.​.​ Self-​assessment in graduate public health programs:​ characteristics and constraints.​ Ciência &​ Saúde Coletiva, v.​ 1​3​, n.​ 1​, p.​ 2​2​3​, 2​0​0​8​.​

LANÇA, T.​ A.​ AMARAL, R.​ M.​; GRACIOSO, L.​ S.​ Multi e interdisciplinaridade nos programas de pós-​graduação em Ciência da Informação brasileiros.​ Perspectivas em Ciência da Informação, v.​ 2​3​, n.​4​, p.​1​5​0​-​1​8​3​, out.​/​dez.​ 2​0​1​8​.​

LEITE, D.​ A autoavaliação na Pós-​Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES.​ In:​ SEMINÁRIO CAPES:​ REPENSANDO A AVALIAÇÃO, 3​, 2​0​2​0​, Campinas/​SP, jul.​ 2​0​2​0​, v.​ 2​5​, n.​ 0​2​, p.​ 3​3​9​-​3​5​3​ .​

LEITE, D.​ Auto-​Avaliação Institucional.​ In:​ MOROSINI, Marilia (ed.​).​ Enciclopédia de Pedagogia Universitária.​ Glossário.​ Brasília:​ INEP, 2​0​0​6​.​ v .​2​, p.​4​6​1​-​5​0​6​.​

LEITE FILHO, G.​ A.​; MARTINS, G.​ A.​ Relação orientador-​orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações.​ Revista de Administração de Empresas, v.​ 4​6​, n.​ SPE, p.​ 9​9​-​1​0​9​, 2​0​0​6​.​

LOPES, E.​ F.​ B.​ et al.​ A relação entre orientador e orientando no processo de produção científica.​ Braz.​ J.​ of Develop, Curitiba, v.​ 6​, n.​ 1​, p.​3​8​5​4​-​3​8​6​8​, jan.​ 2​0​2​0​.​

LOPES, M.​ M.​; CASTELO BRANCO, V.​ T.​ F.​; SOARES, J.​ B.​ Utilização dos testes estatísticos de Kolmogorov-​Smirnov e Shapiro-​Wilk para verificação da normalidade para materiais de pavimentação.​ TRANSPORTES, v.​ 2​1​, n.​ 1​, p.​ 5​9​-​6​6​, 2​0​1​9​.​

MACCARI, E.​ A.​; NISHIMURA, A.​ T.​ Povoamento dos estratos conceitos 6​ e 7​ no sistema de avaliação da Capes pela área de administração, ciências contábeis e turismo nas avaliações trienais 2​0​1​0​ e 2​0​1​3​.​ Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v.​ 7​9​, n.​ 3​, p.​ 6​0​1​-​6​2​4​, 2​0​1​4​.​

MALHOTRA, N.​ K.​ Pesquisa de marketing:​ uma orientação aplicada.​ 4​.​ ed.​ Porto Alegre:​ Bookman, 2​0​1​1​.​

MARTINS, C.​ B.​ As origens pós-​graduação nacionais (1​9​6​0​-​1​9​8​0​).​ Revista brasileira de sociologia, v.​ 6​, n.​ 1​3​, maio/​ago.​, 2​0​1​8​.​

MARTINS, V.​ A.​; DA SILVA, S.​; DA LUZ, I.​ P.​ Influência da Autoestima e Relação Orientador-​Orientando nos Sintomas da Síndrome de Burnout:​ Evidências da pós-​graduação stricto sensu em contabilidade no contexto brasileiro.​ Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v.​ 1​5​, n.​ 1​, 2​0​2​1​.​

MARTINEZ, E.​; ELUE, C.​.​ Da faculdade comunitária à escola de pós-​graduação:​ explorando o papel dos orientadores acadêmicos na promoção da educação de pós-​graduação em faculdades comunitárias que concedem diplomas de bacharelado.​ A Revista do Ensino Superior, v.​ 9​1​, n.​ 7​, pág.​ 1​0​0​3​-​1​0​2​7​, 2​0​2​0​.​

MASSUCATTO, N.​; PEZARICO, G.​; OLIVEIRA, M.​ R.​ Expansão da educação superior stricto sensu:​ o sudoeste do Paraná.​ DRd –​ Desenvolvimento Regional em debate, v.​ 6​, n.​ 1​, p.​ 1​5​9​-​1​7​4​, jan.​/​jul.​ 2​0​1​6​.​

MEZA, L.​ A.​; MELLO, J.​ C.​ C.​ B.​ S.​; GOMES JÚNIOR, S.​ F.​; MORENO, P.​ Evaluation of post-​graduate programs using a network data envelopment analysis model.​ DYNA, v.​ 8​5​, n.​ 2​0​4​, pp.​ 8​3​-​9​0​, Mar.​, 2​0​1​8​.​

MEURER, A.​ M.​; SOUSA, R.​ C.​ S.​; COSTA, F.​; COLAUTO, R.​ D.​ Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade.​ R.​ Cont.​ Fin.​ –​ USP, São Paulo, v.​ 3​2​, n.​ 8​5​, p.​ 1​5​8​-​1​7​3​, jan.​/​abr.​ 2​0​2​1​.​

MOORE, N, J.​ Mentoring for advising:​ developing relationships between academic advisors and advisees.​ The Chronicle of Mentoring &​ Coaching, v.​ 2​, Nov.​, 2​0​1​7​, Special Issue 1​0​.​

MORITZ, G.​ D.​ O.​; MORITZ, M.​ O.​; MELO, P.​ A.​ de.​ A pós-​graduação brasileira:​ evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos.​ In:​ COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 1​1​.​; CONGRESSO INTERNACIONAL IGLU, 2​.​, 2​0​1​1​, Florianópolis.​ Anais [.​.​.​].​ Florianópolis, 2​0​1​1​.​ p.​ 1​ -​1​8​.​

NASU, V.​ H.​; SASSO, M.​ A Bolsa faz Diferença?​ Uma Análise do Desempenho Acadêmico de Alunos Bolsistas de Cursos de Graduação da Área de Negócios.​ In:​ INTERNATIONAL CONFERENCE ACCOUNTING, 2​0​.​ São Paulo, 2​0​2​0​

NÓBREGA, M.​ H.​.​ Orientandos e Orientadores no Século XXI:​ desafios da pós-​graduação.​ Educação &​ Realidade, Porto Alegre, v.​ 4​3​, n.​ 3​, p.​ 1​0​5​5​-​1​0​7​6​, jul.​/​set, 2​0​1​8​.​

PATRUS, R.​; SHIGAKI, H.​ B.​; DANTAS, D.​ C.​ Quem não conhece seu passado está condenado a repeti-​lo:​ distorções da avaliação da pós-​graduação no Brasil à luz da história da Capes.​ Cad.​ EBAPE.​BR, v.​ 1​6​, n.​ 4​, Rio de Janeiro, out.​/​dez.​ 2​0​1​8​.​

PEREIRA, C.​ M.​ A.​; BARRO, D.​; TREZZI, C.​; SPICER-​ESCALANTE, M.​ L.​; FELICETTI, V.​ L.​ Autoavaliação:​ observando e analisando a prática docente.​ Estudos em Avaliação Educacional, v.​ 3​1​, n.​ 7​6​, p.​ 7​-​2​7​, 2​0​2​0​.​

RAMOS, M.​ Y.​ Internacionalização da pós-​graduação no Brasil:​ lógica e mecanismos.​ Educ.​ Pesqui.​, São Paulo, v.​ 4​4​, e1​6​1​5​7​9​, 2​0​1​8​.​

RIBEIRO, E.​ A.​ Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica.​ Estudos em Avaliação Educacional, v.​ 2​3​, n.​ 5​1​, 2​0​1​2​.​

ROCHA, N.​ M.​ F.​ Auto-​avaliação de centros de pós-​graduação:​ uma proposta em ação.​ Ensaio:​ Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.​ 1​4​, n.​ 5​3​, p.​ 4​8​7​–​5​0​6​, 2​0​0​6​.​

SAVIANI, D.​ A Pós-​graduação em educação no Brasil:​ pensando o problema da orientação.​ In:​ BIANCHETTI, L.​; MACHADO NETO, A.​ M.​ (Org.​).​ A bússola do escrever:​ desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações.​ Florianópolis:​ Editora da UFSC; São Paulo:​ Cortez, 2​0​0​2​.​

SILVA, T.​ C.​; BARDAGI, M.​ P.​ O aluno de pós-​graduação stricto sensu no Brasil:​ revisão da literatura dos últimos 2​0​ anos.​ RBPG, Brasília, v.​ 1​2​, n.​ 2​9​, p.​ 6​8​3​-​7​1​4​, dez.​ 2​0​1​5​.​

SILVA, A.​ H.​; VIEIRA, K.​ M.​.​ Síndrome de burnout em estudantes de pós-​graduação:​ análise da influência da autoestima e relação orientador-​orientando.​ Revista Pretexto, v.​ 1​6​, n.​ 1​, p.​ 5​2​-​6​8​, 2​0​1​5​.​

SOUSA, C.​ P.​ Avaliação da pós-​graduação no Brasil:​ entrevista com o professor Livio Amaral.​ Estudos em Avaliação Educacional, v.​ 2​6​, n.​ 6​2​, p.​ 5​4​3​-​5​5​2​, 2​0​1​5​.​

TEIXEIRA, E.​ B.​ Relação orientador-​orientandores e seus reflexos na elaboração do trabalho de conclusão de curso (tcc):​ uma avaliação no curso de administração da Unijuí.​ In:​ COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL; CONGRESSO INTERNACIONAL IGLU, 2​.​, 2​0​1​1​.​ Florianópolis.​ Anais [.​.​.​] Florianópolis, v.​ 1​0​, p.​ 0​1​-​1​5​, 2​0​1​1​.​

VASCONCELOS, M.​ E.​ S.​ S.​; SANTOS, R.​ A.​; HORA, H.​ R.​ M.​ Eficiência dos programas de pós-​graduação:​ estudo evolutivo da área de Engenharias III.​ Estudos em Avaliação Educacional, v.​ 3​0​, n.​ 7​5​, p.​ 8​7​8​-​9​0​9​, 2​0​1​9​.​

Downloads

Publicado

24/10/22