AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE: AVALIANDO A RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO E A SATISFAÇÃO COM O CURSO.
Palavras-chave:
autoavaliação, avaliação da pós-graduação, relação orientador-orientando.Resumo
Na autoavaliação, um ponto importante é a percepção e a satisfação do discente em relação ao programa e aos professores. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos estudantes de pós-graduação quanto ao relacionamento orientador-orientando. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa, a partir de uma pesquisa do tipo survey. Para as análises, utilizou-se a estatística descritiva, análise fatorial exploratória, testes de hipóteses e análise de regressão múltipla. Os resultados indicam que a média de satisfação dos orientandos com os programas de pós-graduação é alta, com destaque para a satisfação geral com o(a) orientador(a). Dentre os determinantes da satisfação destacam-se o fato do discente ser bolsista e a influência do orientador na publicação internacional.
Referências
ALVES, L. R.; GIACOMINI, M. A.; TEIXEIRA, V. M.; HENRIQUES, S. H.; CHAVES, L. D. P. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, v. 23, n. 3, 2019 .
ALVES, V. M.; ESPINDOLA, I. C. P.; BIANCHETTI, L.. A relação orinetador-orientando na Pós-graduação stricto sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão. Revista Educação em Questão, v. 43, n. 29, 2012.
BISPO, M. S.; COSTA, F. J. Artigos como avaliação discente em disciplinas de pós-graduação: instrumento educativo ou subsistema de linha de montagem? Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, out./dez. 2016 .
BOYCE, B. A.; NAPPER-OWEN, G.; LUND, J. L.; ALMARODE, D. Perspectivas de alunos de doutorado sobre seus orientadores. Quest, v. 71, n. 3, p. 321-332, 2019.
CAPES. Página inicial. Ministério da Educação, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 08 jun. 2021.
CAPES. GT SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 08 jun. 2021.
CAPES. V Plano Nacional de Pós-Graduação (V PNPG 2011-2020). Brasília, DF: CAPES, 2010.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
FERREIRA, L. M.; FURTADO, F. SILVEIRA, T. S. Relação orientador-orientando. O conhecimento multiplicador. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 24, n. 3, 2009.
FINARDI, K. R.; GUIMARÃES, F. F. Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 600-626, 2017.
FREITAS, B. Diferenças de Gênero na Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow Da Fonseca, CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2013.
GAULE, P.; PIACENTINI, M. An advisor like me? Advisor gender and post-graduate careers in science. Research Policy, v. 47, n. 4, p. 805-813, 2018.
HAIR JUNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HILÁRIO, C. M.; CASTANHA, R. G.; GRÁCIO, M. C. C. A influência da genealogia acadêmica na colaboração científica: um estudo no campo da Matemática no Brasil. Rev. Guillermo de Ockham, v. 15, n. 2, 2017.
HORTALE, V. A.; MOREIRA, C. O. F.. Self-assessment in graduate public health programs: characteristics and constraints. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, n. 1, p. 223, 2008.
LANÇA, T. A. AMARAL, R. M.; GRACIOSO, L. S. Multi e interdisciplinaridade nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 23, n.4, p.150-183, out./dez. 2018.
LEITE, D. A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. In: SEMINÁRIO CAPES: REPENSANDO A AVALIAÇÃO, 3, 2020, Campinas/SP, jul. 2020, v. 25, n. 02, p. 339-353 .
LEITE, D. Auto-Avaliação Institucional. In: MOROSINI, Marilia (ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Glossário. Brasília: INEP, 2006. v .2, p.461-506.
LEITE FILHO, G. A.; MARTINS, G. A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. SPE, p. 99-109, 2006.
LOPES, E. F. B. et al. A relação entre orientador e orientando no processo de produção científica. Braz. J. of Develop, Curitiba, v. 6, n. 1, p.3854-3868, jan. 2020.
LOPES, M. M.; CASTELO BRANCO, V. T. F.; SOARES, J. B. Utilização dos testes estatísticos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk para verificação da normalidade para materiais de pavimentação. TRANSPORTES, v. 21, n. 1, p. 59-66, 2019.
MACCARI, E. A.; NISHIMURA, A. T. Povoamento dos estratos conceitos 6 e 7 no sistema de avaliação da Capes pela área de administração, ciências contábeis e turismo nas avaliações trienais 2010 e 2013. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 79, n. 3, p. 601-624, 2014.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
MARTINS, C. B. As origens pós-graduação nacionais (1960-1980). Revista brasileira de sociologia, v. 6, n. 13, maio/ago., 2018.
MARTINS, V. A.; DA SILVA, S.; DA LUZ, I. P. Influência da Autoestima e Relação Orientador-Orientando nos Sintomas da Síndrome de Burnout: Evidências da pós-graduação stricto sensu em contabilidade no contexto brasileiro. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 15, n. 1, 2021.
MARTINEZ, E.; ELUE, C.. Da faculdade comunitária à escola de pós-graduação: explorando o papel dos orientadores acadêmicos na promoção da educação de pós-graduação em faculdades comunitárias que concedem diplomas de bacharelado. A Revista do Ensino Superior, v. 91, n. 7, pág. 1003-1027, 2020.
MASSUCATTO, N.; PEZARICO, G.; OLIVEIRA, M. R. Expansão da educação superior stricto sensu: o sudoeste do Paraná. DRd – Desenvolvimento Regional em debate, v. 6, n. 1, p. 159-174, jan./jul. 2016.
MEZA, L. A.; MELLO, J. C. C. B. S.; GOMES JÚNIOR, S. F.; MORENO, P. Evaluation of post-graduate programs using a network data envelopment analysis model. DYNA, v. 85, n. 204, pp. 83-90, Mar., 2018.
MEURER, A. M.; SOUSA, R. C. S.; COSTA, F.; COLAUTO, R. D. Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade. R. Cont. Fin. – USP, São Paulo, v. 32, n. 85, p. 158-173, jan./abr. 2021.
MOORE, N, J. Mentoring for advising: developing relationships between academic advisors and advisees. The Chronicle of Mentoring & Coaching, v. 2, Nov., 2017, Special Issue 10.
MORITZ, G. D. O.; MORITZ, M. O.; MELO, P. A. de. A pós-graduação brasileira: evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 11.; CONGRESSO INTERNACIONAL IGLU, 2., 2011, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2011. p. 1 -18.
NASU, V. H.; SASSO, M. A Bolsa faz Diferença? Uma Análise do Desempenho Acadêmico de Alunos Bolsistas de Cursos de Graduação da Área de Negócios. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ACCOUNTING, 20. São Paulo, 2020
NÓBREGA, M. H.. Orientandos e Orientadores no Século XXI: desafios da pós-graduação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1055-1076, jul./set, 2018.
PATRUS, R.; SHIGAKI, H. B.; DANTAS, D. C. Quem não conhece seu passado está condenado a repeti-lo: distorções da avaliação da pós-graduação no Brasil à luz da história da Capes. Cad. EBAPE.BR, v. 16, n. 4, Rio de Janeiro, out./dez. 2018.
PEREIRA, C. M. A.; BARRO, D.; TREZZI, C.; SPICER-ESCALANTE, M. L.; FELICETTI, V. L. Autoavaliação: observando e analisando a prática docente. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 76, p. 7-27, 2020.
RAMOS, M. Y. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e161579, 2018.
RIBEIRO, E. A. Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica. Estudos em Avaliação Educacional, v. 23, n. 51, 2012.
ROCHA, N. M. F. Auto-avaliação de centros de pós-graduação: uma proposta em ação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 53, p. 487–506, 2006.
SAVIANI, D. A Pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETO, A. M. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Editora da UFSC; São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, T. C.; BARDAGI, M. P. O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anos. RBPG, Brasília, v. 12, n. 29, p. 683-714, dez. 2015.
SILVA, A. H.; VIEIRA, K. M.. Síndrome de burnout em estudantes de pós-graduação: análise da influência da autoestima e relação orientador-orientando. Revista Pretexto, v. 16, n. 1, p. 52-68, 2015.
SOUSA, C. P. Avaliação da pós-graduação no Brasil: entrevista com o professor Livio Amaral. Estudos em Avaliação Educacional, v. 26, n. 62, p. 543-552, 2015.
TEIXEIRA, E. B. Relação orientador-orientandores e seus reflexos na elaboração do trabalho de conclusão de curso (tcc): uma avaliação no curso de administração da Unijuí. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL; CONGRESSO INTERNACIONAL IGLU, 2., 2011. Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, v. 10, p. 01-15, 2011.
VASCONCELOS, M. E. S. S.; SANTOS, R. A.; HORA, H. R. M. Eficiência dos programas de pós-graduação: estudo evolutivo da área de Engenharias III. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 75, p. 878-909, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.