EFEITOS ENDÓGENO E EXÓGENO NO DISCLOSURE DE RISCOS E CRISE DURANTE PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Diante da teoria da divulgação, buscou-se analisar a influência do contexto endógeno e exógeno no disclosure de informações trimestrais sobre riscos e crise em 75 empresas listadas no índice Ibovespa durante a pandemia do Covid-19. Procedeu-se com uma abordagem qualitativa, em que se realizou a técnica de análise de conteúdo para analisar as demonstrações financeiras, apresentações dos resultados, releases dos resultados e as transcrições das teleconferências referentes do 4º trimestre de 2019 ao 3º de 2020. Adicionalmente, empregamos uma abordagem quantitativa para testar dez hipóteses formuladas por meio da regressão logística. Salienta-se que, das dez hipóteses testadas, sete foram suportadas nas demonstrações financeiras, quatro nas apresentações dos resultados e três nos releases. No contexto endógeno, os achados revelam que o endividamento, a lucratividade, a evidenciação da Covid-19 e emissão de American Depositary Receipt possuem uma relação positiva e significativa com o disclosure de riscos/crise nas demonstrações financeiras, enquanto a liquidez seca foi a única com relação negativa. No exógeno, o retorno normal das ações e o período de pandemia demonstraram relação negativa e significativa com o disclosure. Esses resultados provocam debate sobre os motivos que conduzem as empresas brasileiras a divulgarem riscos e crise nos relatórios trimestrais durante um período pandêmico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.