INOVAÇÃO E GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISES DE ESCALAS
Resumo
Este artigo, de caráter exploratório e descritivo, tem como objetivo identificar e analisar escalas quantitativas que envolvem de forma conjunta os constructos “inovação no setor público” e “governança pública”. A identificação das escalas ocorreu por meio de revisão sistemática nas bases Web of Science, EBSCO e Scopus. A análise baseou-se nas recomendações da literatura sobre construção de escalas (HAIR et al, 2005; COSTA, 2011; DEVELLIS, 2012).Como resultados,destaca-seinicialmente a falta de trabalhos a respeito de escalas sobre os constructos analisados. Além disso, a análise revela que as escalas analisadas não seguem todos os passossugeridos pela literatura de referência, apresentando espaço para avanços principalmente em relação à validade de constructo. Identificou-se, ainda, que as escalas encontradas não abordam questões essenciais da governança pública, como a nova forma de gerir do estado, participação e coprodução, indicando a necessidade de estudos na área relacionados a esses aspectos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.