FERRAMENTAS DE ADMINISTRAÇÃO: APLICAÇÃO DO BUSINESS MODEL CANVAS NO SERVIÇO DE INTERVENÇÃO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA

Autores

  • Leandro Cearenço Lima Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Danielle de Oliveira Chagas Lima Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais - PUC Minas

Palavras-chave:

Atuação do Psicólogo, Intervenção precoce no TEA, Ferramenta de Administração, Business Model Canvas

Resumo

Resumo:

Objetivos: entender e propor a aplicação do Business Model Canvas - BMC como ferramenta de modelagem de negócios para psicólogos que atuam na intervenção precoce em crianças no espectro autista. Metodologia: foi utilizada a abordagem qualitativa com revisão não sistemática da literatura, as amostras foram não probabilísticas de seleção intencional, foram aplicadas técnicas de análise de conteúdo. Resultados: contribuição para maior compreensão do contexto da área de atuação na intervenção precoce do TEA e na proposta de ferramenta de aplicação prática. Considerações finais: além de aplicação prática, a ferramenta pode auxiliar os futuros profissionais da psicologia e aqueles que já atuam com intervenção de crianças com TEA, esta pesquisa é um esforço inicial que abre precedente para sugerir novos estudos de aplicação do BMC em outras áreas e em outros contextos.

Biografia do Autor

Leandro Cearenço Lima, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bacharel em Administração;

Especialização em Marketing Estratégico;

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento;

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento.

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Administração;

Professora do PPGGOC - UFMG (Programa de Pós Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento)

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Ciencia da Informação;

Professor Adjunto do PPGGOC - UFMG (Progama de Pós Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento)

Danielle de Oliveira Chagas Lima, Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais - PUC Minas

Graduanda em Psicologia

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Publicado

29/12/22