TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERSUS TIMELINESS RELATÓRIOS DE GESTÃO
Resumo
Os relatórios de gestão, enquanto consolidação das informações financeiras e não financeiras de entidades públicas, configuram-se como importantes ferramentas para a execução do controle social. Face a sua importância para uma gestão transparente e para a participação da sociedade na administração pública buscou-se, no presente estudo, analisar o impacto dos gastos com tecnologia da informação no timeliness dos Relatórios de Gestão da Rede Federal de Ensino, no período de 2014 a 2018. Esta relação foi analisada a partir da estimação de um modelo de Efeitos Aleatórios e de um Logit para dados em painel. Os resultados indicaram que os investimentos em tecnologia da informação reduzem o timeliness dos relatórios de gestão e, também, a probabilidade de as Instituições da Rede Federal de ensino ultrapassarem o prazo de divulgação dos relatórios. Por sua vez, destacou-se a importância dos investimentos em tecnologia da informação para a eficiência da gestão das instituições analisadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.