AUDITORIA DE INOVAÇÃO
ANÁLISE DAS INDÚSTRIAS CALÇADISTAS
Palavras-chave:
Gestão da Inovação, Auditoria da Inovação, Grau de Maturidade, Indústria Calçadista, Nova Serrana – MGResumo
A pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de maturidade da inovação em empresas calçadistas de Nova Serrana-MG, sustentado pelo modelo teórico proposto por Tidd e Bessant (2015). Para tanto realizou-se um estudo teórico sobre a temática envolvendo a literatura associada a temática, bem como as ferramentas de mensuração. Como metodologia aplicou-se uma pesquisa de caráter qualitativo envolvendo as 10 maiores empresas do setor calçadista de Nova Serrana – MG. O estudo evidenciou que no constructo ‘Estratégia’ não há um alinhamento definido entre estratégia e inovação. Em contrapartida, a categoria ‘Processos’ apresentou alto desempenho, identificando a inovação em todas as etapas. As dimensões ‘Organização Inovadora’ e ‘Relacionamentos’ evidenciaram médias bem equilibradas. Por fim, o constructo ‘Aprendizagem’ revelou carências relacionadas aos meios de captar valores e gerar resultados. A partir deste estudo identificou-se potenciais melhorias ao processo e lacunas associadas à estratégia, mensuração e indicadores da inovação.
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