AUDITORIA DE INOVAÇÃO

ANÁLISE DAS INDÚSTRIAS CALÇADISTAS

Autores

  • Jacyara Cristina Lucas Morato Faculdade de Nova Serrana - FANS
  • Natasha Patrícia Duarte Faria Faculdade de Nova Serrana - FANS
  • Marcelo Agenor Espíndola Faculdade de Nova Serrana (FANS)
  • Frederico Cesar Mafra Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0002-1971-8069

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, Auditoria da Inovação, Grau de Maturidade, Indústria Calçadista, Nova Serrana – MG

Resumo

A pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de maturidade da inovação em empresas calçadistas de Nova Serrana-MG, sustentado pelo modelo teórico proposto por Tidd e Bessant (2015). Para tanto realizou-se um estudo teórico sobre a temática envolvendo a literatura associada a temática, bem como as ferramentas de mensuração. Como metodologia aplicou-se uma pesquisa de caráter qualitativo envolvendo as 10 maiores empresas do setor calçadista de Nova Serrana – MG. O estudo evidenciou que no constructo ‘Estratégia’ não há um alinhamento definido entre estratégia e inovação. Em contrapartida, a categoria ‘Processos’ apresentou alto desempenho, identificando a inovação em todas as etapas. As dimensões ‘Organização Inovadora’ e ‘Relacionamentos’ evidenciaram médias bem equilibradas. Por fim, o constructo ‘Aprendizagem’ revelou carências relacionadas aos meios de captar valores e gerar resultados. A partir deste estudo identificou-se potenciais melhorias ao processo e lacunas associadas à estratégia, mensuração e indicadores da inovação.

Biografia do Autor

Jacyara Cristina Lucas Morato, Faculdade de Nova Serrana - FANS

Administradora - Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Natasha Patrícia Duarte Faria, Faculdade de Nova Serrana - FANS

Administradora - Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Marcelo Agenor Espíndola, Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo (Minas Gerais/Brasil)

Professor Universitário – Faculdade de Nova Serrana (FANS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Frederico Cesar Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciência da Informação (UFMG)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (UFMG)

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Publicado

11/10/23