GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO

Authors

  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar
  • Francisco Carlos Bandeira Holanda Secretaria de Educação do Município de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v10i1.477

Abstract

O presente artigo baseia-se numa pesquisa cujo objetivo geral foi avaliar o grau da participação de técnicos, gestores escolares e professores de escolas públicas nos processos de gestão da educação, na Secretaria Regional V, da prefeitura de Fortaleza-CE. A ideia norteadora do estudo foi a seguinte: a gestão da educação na SER V encontra-se em processo de transição de um grau de participação inicial, correspondendo à informação e consulta facultativa, para um grau de maior complexidade, que implica em consulta obrigatória e elaboração de acordo com os parâmetros desenvolvidos por Bordenave (1983). A pesquisa buscou resposta para o problema: qual o grau da participação dos profissionais da educação nos processos de gestão? É uma pesquisa do tipo qualitativa, com o tratamento dos dados de forma quantitativa. Os resultados apontam para a confirmação da ideia norteadora, ou seja, para a sinalização da existência de um processo inicial de gestão participativa.

Author Biographies

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar

Francisco Carlos Bandeira Holanda, Secretaria de Educação do Município de Fortaleza

Published

30/03/09