CARDÁPIO DOS TEMPOS E ESPAÇOS DE UM BISTRÔ
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i3.648Keywords:
shopping center, representações sociais, espaço, tempo, cultura organizacional.Abstract
Este estudo tem por objetivo desvendar aspectos da cultura organizacional de um restaurante, compreendendo sua dimensão simbólica através de representações de espaço e tempo. Em virtude da complexidade do tema, foram utilizados aportes teóricos da Antropologia e outras Ciências Humanas. O restaurante localiza-se em um shopping center no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O método etnográfico foi utilizado na identificação das representações que circulam no espaço. As visitas a campo foram realizadas em um período de três meses. Foram identificadas as representações de tempo e espaço elaboradas por funcionários, clientes e administradores da organização, e desvendadas as homogeneidades e heterogeneidades da cultura organizacional presente na empresa, sob a perspectiva das representações encontradas. Os resultados evidenciaram as heterogeneidades e homogeneidades presentes no espaço, sendo possível, através de tais dados, relacionar o Bistrô ao conceito de não-lugar. Por fim, colocam-se algumas alternativas para que se pense a gestão do estabelecimento.Downloads
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30/09/10
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Artigos
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