UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DOS AFRODESCENDENTES NAS PROPAGANDAS DE JORNAIS PAULISTAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i1.1947Palabras clave:
Comportamento do ConsumidorResumen
A preocupação com a sub-representação do afrodescendente verificada no marketing e em outras manifestações da mídia gera reflexões sociais e acadêmicas. Esta categoria de personagens é presença invariável em papeis subalternos em peças, novelas, filmes e mensagens de propaganda. Tal evidência aponta para estigmas, estereótipos negativos e a transmissão de ideologia racista, explícita ou implícita. No entanto, a literatura, liderada pelo modelo de evolução de Clark (1969) aponta para uma mudança cronológica no tratamento dos afrodescendentes na propaganda e em outras mídias. O objetivo desta pesquisa é analisar o modelo cronológico de representações dos afrodescendentes em propagandas de mídia impressa no Brasil que identifica quatro fases: não reconhecimento, ridicularização, regulamentação e respeito. Esta perspectiva nunca foi aplicada ao caso brasileiro, o que é feito agora. O material de pesquisa é constituído da propaganda veiculada nos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo (Estadão), ambos de grande circulação durante três décadas. Para este tipo de pesquisa as atitudes sociais, em permanente evolução em função de pressões socioeconômicas dos seus principais atores, resultam na aceitação e no respeito às minorias, o que vai se refletir na classificação cronológica proposta. A apreciação crítica dos dados segue a análise de conteúdo de Kassarjian (1976). Os resultados apontam para a inadequação parcial do modelo de Clark ao universo abordado pela pesquisa para o caso brasileiro onde persiste uma eternização do não reconhecimento dos afrodescendentes na mídia impressa.Descargas
Publicado
07/05/14
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.