ENTRE A COMUNICAÇÃO COMPETENTE E A DISTORÇÃO COMUNICATIVA: ESTUDO DAS SEMELHANÇAS NAS EMBALAGENS DE IOGURTE E BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i3.3509Palavras-chave:
Embalagens, Comunicação, Distorção, Habermas, Marketing.Resumo
Neste artigo objetivamos interpretar se as semelhanças entre as embalagens de iogurte e bebida láctea fermentada são efeitos de uma comunicação competente ou de uma distorção no processo de compra desses produtos. A pesquisa é qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas e as análises realizadas conforme o modelo da pragmática-formal. As distorções e confusões encontradas parecem ser deliberadas por parte das empresas, orientadas por ações estratégicas que vendem produtos diferentes com trade dress semelhantes. A pretensão da correção normativa (aspectos legais) foi a menos criticada, as demais como verdade, sinceridade/veracidade, inteligibilidade/compreensibilidade foram consideradas distorcidas e confusas pelos consumidores. Indicamos que pela análise as comunicações se afastam do modelo competente no seu relacionamento com os consumidores e que a perspectiva formal-pragmática pode auxiliar na orientação de normatizações que democraticamente instituam mecanismos que protejam o consumidor de ações estratégicas pautadas na comunicação distorcida, manipulação e confusão.Downloads
Publicado
18/11/18
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Artigos
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