LIMITAÇÕES E DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROCESSO DE MARKETING ESTRATÉGICO EM BUSINESS TO BUSINESS: O CASO DA TELEMAR CORPORATE

Autores/as

  • Jersone Tasso Moreira Silva Universidade FUMEC
  • Luiz Antônio Antunes Teixeira Universidade FUMEC
  • Luiz Riscado Universidade FUMEC
  • Luiz Cláudio Vieira de Oliveira Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v8i3.446

Resumen

Este trabalho visa a refletir sobre a relevância atual da função marketing estratégico em organizações de telecomunicação que praticam o B2B, no Brasil. O estudo procura encontrar os fatores que inibem ou estimulam o seu uso pelas organizações e mapear uma agenda de desafios do marketing corporativo para os próximos anos. Busca identificar áreas de atenção que poderiam colaborar para aumentar a relevância do marketing estratégico para o mercado B2B brasileiro. Percebe-se que existem lacunas que precisam ser preenchidas na metodologia de concepção e de implementação do marketing estratégico. O trabalho chega à conclusão de que há empresas mais adequadas que outras para a implementação de marketing estratégico e que esta função precisa, acima de tudo, possuir resolutividade, autoridade e responsabilidade apropriadas.

Biografía del autor/a

Jersone Tasso Moreira Silva, Universidade FUMEC

Luiz Antônio Antunes Teixeira, Universidade FUMEC

Luiz Riscado, Universidade FUMEC

Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, Universidade FUMEC

Publicado

31/12/07

Número

Sección

Artigos