ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL E ACESSO A INTERNET DE MÃES BRASILEIRAS

Autores/as

  • Rodrigo Baroni Carvalho Universidade FUMEC
  • Milena Vitório Alves Universidade FUMEC
  • George Leal Jamil Universidade FUMEC
  • Juliana Amaral Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v8i3.448

Resumen

O presente trabalho busca apresentar uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório com o intuito de analisar o perfil de uso da Internet por uma amostra de um recorte importante das usuárias brasileiras: as mães. A escolha desse segmento se deve ao papel importante desempenhado pelas mães nas decisões de compra da família e na obtenção de informações para a saúde. A metodologia de pesquisa compreendeu um survey baseado na Web, que obteve a participação de cem mães brasileiras. Concluise, para a amostra dessa pesquisa, que as mães brasileiras acessam a Internet frequentemente, gostam de buscar auxílio sobre informações de saúde, e, apesar de não serem consumidoras assíduas na Internet, estão satisfeitas com as compras on-line já feitas, sendo que o fator que mais leva a comprar via Internet é a comodidade e, em segundo lugar, o preço. Os resultados obtidos pela pesquisa trazem reflexões pertinentes para o segmento de comércio eletrônico e para os órgãos públicos de saúde.

Biografía del autor/a

Rodrigo Baroni Carvalho, Universidade FUMEC

Milena Vitório Alves, Universidade FUMEC

George Leal Jamil, Universidade FUMEC

Juliana Amaral Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas

Publicado

31/12/07

Número

Sección

Artigos