COMPONENTE DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NO SETOR PÚBLICO

Autores

  • José Guilherme Ferraz Campos Universidade de São Paulo - USP
  • Nildes Raimunda Pitombo Leite Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Beatriz Pires Tavares Universidade de São Paulo - USP
  • Juliana Prestes Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v10i2.482

Resumo

Segundo Walton, apud Borges, Marques e Adorno (2006), o funcionário comprometido contribui para aumentar a qualidade dentro da organização, diminuir custos com desperdício, reduzir rotatividade, absenteísmo e implementar mudança. Apesar de não haver consenso quanto ao construto comprometimento, sua multidimensionalidade é reconhecida por diversos autores, destacadamente por Meyer e Allen (1991), com os componentes afetivo, instrumental e normativo. Este artigo aborda o comprometimento organizacional no setor público, utilizando-se do estudo de caso em uma faculdade da Universidade de São Paulo. Seu objetivo é identificar a presença desses componentes entre os funcionários, contrapondo suas opiniões e percepções com as dos ocupantes dos cargos de chefia. De natureza qualitativa e exploratória, utiliza-se de questionários, entrevistas, análise de conteúdo e cruzamento dos dados encontrados. Os resultados mostram presença forte do componente afetivo, frágil ou indecisa do instrumental e frágil do normativo, sugerindo certo "desalinhamento" entre as percepções dos chefes e dos funcionários.

Biografia do Autor

José Guilherme Ferraz Campos, Universidade de São Paulo - USP

Nildes Raimunda Pitombo Leite, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Beatriz Pires Tavares, Universidade de São Paulo - USP

Juliana Prestes, Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

30/06/09

Edição

Seção

Artigos