A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES

Autores/as

  • Fernanda Silva Santana UFMT
  • André Luís Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Campus Universitário de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i1.4955

Palabras clave:

Estágio Supervisionado. Formação Profissional. Administração. Ensino Superior. Futuros Profissionais.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar o estágio curricular obrigatório supervisionado, considerando que é um curso de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-CUR). Analisou-se a percepção dos alunos e ex-alunos sobre a contribuição do estágio na qualificação profissional. O estudo foi orientado sobre o histórico da lei brasileira, e estudos anteriores. A pesquisa baseou-se em procedimentos técnicos de métodos quantitativos e qualitativos, conduzidos por técnicas estatísticas, e uma análise de categorias, respectivamente. Os resultados não mostraram diferenças estatisticamente significativas entre as percepções dos alunos sobre o estágio e as variáveis demográficas. Além disso, apontaram algumas dificuldades vistas pelos alunos, especialmente relacionadas às parcerias entre a universidade e as empresas, eo apoio no processo de orientação. O trabalho apresenta contribuições teóricas e práticas, com discussões para ampliar o conhecimento científico, e porque os resultados podem contribuir com o curso de administração da UFMT-CUR, que está adotando um novo Projeto Pedagógico.

Biografía del autor/a

Fernanda Silva Santana, UFMT

Bacharel em Administração

Universidade Federal de Mato Grosso

Campus Universitário de Rondonópolis

André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Campus Universitário de Rondonópolis

Professor Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis - Curso de Administração desde 2013. Coordenador da Linha de Pesquisa em Gestão de Pessoas. Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições gerenciais como: Gerente de Treinamento para a América Latina, Gerente de Recursos Humanos para a América Latina, Gerente de Competências, Gerente de Negócios, Processos e Projetos. Responsável pelas atividades relacionadas a Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica incluindo planejamento, processos de reestruturação de departamentos e negócios, gestão técnico-financeira, negociação com fornecedores e relacionamento com clientes e colaboradores. Intensiva atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos. Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado em Administração pela Unicamp - Fundação Getúlio Vargas (FGVSP). MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGVSP). Certificado Project Manager Professional pelo PMI - Project Management Institute - USA. Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica-Telecomunicações pelo CEFET-PR. Inglês fluente, Espanhol avançado. Avaliador dos Eventos EnANPAD.

Publicado

29/05/18