ENSAIO: A INOVAÇÃO, A FIRMA, O MERCADO E A HORA DA VERDADE
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i2.1236Palavras-chave:
inovação, criatividade, visão processual, inspiraçãoResumo
O presente ensaio pretende ser uma forma criativa de aproximar conceitos e abordagens que parecem ser distintos e sem ligação ao redor do tema da inovação, tais como as pinturas impressionistas, a questão de poder de Nietzche e até mesmo o cachimbo do artista surrealista belga René Magritte. A inovação é algo desenvolvido pelas empresas modernas como uma espécie de novo ‘mantra’ empresarial e que, muitas vezes, é tratada de forma sistematizada com um foco em solucionar problemas ao invés de liberar o potencial criativo e criador do próprio homem. Deste modo, a inovação é um processo, uma estrada como é visto pela música referenciada no trabalho, que precisa de técnica e talento, liberdade e também inspiração. O ensaio procura contribuir com esta inspiração e também auxiliar na própria compreensão da inovação enquanto processo e também do lado relacional da empresa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.