COMPETÊNCIAS E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE ADMINISTRADORES EM SUSTENTABILIDADE

Auteurs-es

  • JACQUES DEMAJOROVIC Centro Universitário da FEI
  • Monica De Sordi Martão Centro Universitário da FEI

DOI :

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15iNE.1653

Mots-clés :

Interdisciplinaridade, sustentabilidade, competências

Résumé

Este artigo tem como objetivo avaliar como práticas interdisciplinares em cursos de Administração contribuem para o desenvolvimento de competências para sustentabilidade. Discute também desafios e perspectivas para a inserção profissional de administradores na gestão para sustentabilidade nas organizações. A técnica de coleta de dados escolhida foi a realização de entrevistas semiestruturadas com egressos de um curso de Bacharelado em Administração com Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental e gestores de organizações que trabalham com sustentabilidade. Resultados da pesquisa mostram que práticas interdisciplinares contribuem para o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade como visão sistêmica, pensamento crítico, diálogo com diferentes atores e comprometimento pessoal. As mesmas competências foram identificas pelos gestores de mercado para o exercício profissional na área de sustentabilidade. A pesquisa mostra também uma falta de entendimento por parte dos gestores de mercado de como inserir administradores na gestão para sustentabilidade nas organizações, dificultado sua inserção profissional.

Bibliographies de l'auteur-e

JACQUES DEMAJOROVIC, Centro Universitário da FEI

Professor do Progroma de Pós-Graduação em Administração/FEI

Monica De Sordi Martão, Centro Universitário da FEI

Mestre em administração FEI

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Publié-e

05/09/14

Numéro

Rubrique

Artigos