CONCEPÇÕES DE SUCESSO E DE FRACASSO EMPREENDEDOR

Auteurs-es

  • Juliana Marangoni Amarante Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá - PR.
  • Marcelo Ribeiro Goraieb Egresso do Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Maringá - PR.
  • Hilka Pelizza Vier Machado Professora do Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Maringá - PR.

DOI :

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i2.1797

Mots-clés :

Empreendedorismo. Concepções de sucesso. Concepções de fracasso. Empreendedores iniciantes. Empreendedores habituais.

Résumé

Sucesso e fracasso no âmbito do empreendedorismo são conceitos que abrangem subjetividade, pois sua significação está vinculada ao indivíduo. O presente estudo teve como objetivo identificar diferenças de concepções de sucesso e de fracasso entre empreendedores iniciantes, aqueles que possuem um empreendimento no presente, mas que não tinham experiência empreendedora prévia e, habituais, aqueles que já empreenderam duas ou mais vezes ao longo de suas vidas. Com vistas a atender ao objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo exploratória que contemplou dez entrevistas com empreendedores iniciantes e habituais do segmento de alimentação na cidade de Maringá-PR. O estudo mostrou que existem diferenças significativas entre os empreendedores iniciantes e habituais no que diz respeito às concepções de sucesso e de fracasso. Complementarmente, os resultados mostraram que a concepção de sucesso para esses empreendedores não é transiente, mas construída ao longo da trajetória.

Biographie de l'auteur-e

Hilka Pelizza Vier Machado, Professora do Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Maringá - PR.

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC/SC

Téléchargements

Publié-e

27/11/14

Numéro

Rubrique

Artigos