ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO STRICTO SENSU

Auteurs-es

  • Simone Sehnem UNOESC
  • Thiago Augusto Duarte UNISUL
  • Taisa Dias UNISUL

DOI :

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i2.2441

Mots-clés :

Estratégia. Captação de Recursos. Programas de Pós-Graduação. Administração. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Résumé

Este artigo teve como objetivo analisar as estratégias de captação de recursos financeiros dos programas stricto sensu brasileiros de excelência na área de Administração. Para a coleta dos dados foi encaminhado um questionário estruturado para os programas de pós-graduação conceito CAPES 6 e 7. Todos os grupos estabelecem uma estratégia de captação de recursos externos junto ao seu quadro docente. As mais usuais adotadas pelos grupos pesquisados são projetos de pesquisas, incentivos fiscais, tecnológicos e de P&D, das esferas federal, estadual e, ou municipal, e parcerias com empresas ou parcerias internacionais (governo e, ou instituições de ensino). Sem captação de recursos, os resultados de pesquisas científicas são neófitos para as instituições de ensino e a sociedade, ao passo que uma estratégia consolidada de captação de recursos tende a consolidar o processo de pesquisa, contribuir para a inserção social de jovens no âmbito acadêmico e gerar inovações.

Bibliographies de l'auteur-e

Thiago Augusto Duarte, UNISUL

Aluno do Mestrado em Administração da UNISUL

Taisa Dias, UNISUL

Professora do Mestrado em Administração da UNISUL

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Publié-e

06/07/15

Numéro

Rubrique

Artigos