INFLUÊNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS STAKEHOLDERS DAS ENTIDADES ESPORTIVAS

Auteurs-es

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Nove de Julho

DOI :

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i3.3124

Mots-clés :

Governança corporativa, Teoria dos Stakeholders, Entidades esportivas.

Résumé

A governança corporativa tem como objetivo minimizar os conflitos de agência, que se manifestam inclusive no esporte, ou seja, o conceito da governança, também se centra nas entidades esportivas, mesmo que ainda seja com características embrionárias. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência da governança corporativa nos stakeholders das entidades esportivas. Para tanto, investigou-se oito entidades esportivas, por meio do método de estudo de caso múltiplo, entrevistando 13 dirigentes. Para a análise dos dados, utilizou-se primeiramente a análise intra-casos e a posteriori a análise inter-casos. Observou-se que, os dirigentes entrevistados das entidades esportivas objeto de estudo, foram unânimes em afirmar e confirmar que a governança corporativa, por meio de seus princípios balizadores, em especial a transparência, é essencial, e que, portanto, exerce influência positiva nos stakeholders das suas respectivas entidades, correndo o risco de que, caso os stakeholders não percebam a existência, adoção e/ou aplicação das boas práticas nestas entidades, elas correm risco de continuidade.

Biographie de l'auteur-e

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração (Uninove), Mestre em Administração (Unifor), Graduado em Contabilidade (UFPI). Professor do Mestrado Profissional em Administração / Gestão do Esporte (Uninove)

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Publié-e

20/12/16

Numéro

Rubrique

Artigos