A INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA IMAGEM ORGANIZACIONAL PERANTE OS STAKEHOLDERS: UMA INDÚSTRIA TÊXTIL DE MINAS GERAIS
DOI :
https://doi.org/10.21714/pretexto.v6i2.416Mots-clés :
Sistema de gestão ambiental, Stakeholders, Responsabilidade socialRésumé
Uma característica da sociedade contemporânea é a crescente inquietação com a qualidade do ambiente natural. Grupos de pressão, cientistas, consumidores, políticos e empresas estão mais conscientes do meio ambiente e cada vez mais influentes. Na década de 1990, temas e conceitos importantes foram estudados: a teoria dos stakeholders, a ética nos negócios, a gestão ambiental, a cidadania empresarial, o desenvolvimento sustentável e a governança corporativa. Para Freeman apud Kreitlon (2003), os stakeholders podem ser definidos como qualquer grupo ou indivíduo capaz de afetar ou ser afetado pela organização. Em sentido estrito, são aqueles grupos vitais para o negócio da empresa. Segundo Moreira (2001), a organização que tem gestão ambiental é aquela que possui um departamento de meio ambiente responsável por atender às exigências dos órgãos ambientais e indicar equipamentos e dispositivos de controle ambiental apropriados à realidade do negócio e aos impactos ambientais. Por outro lado, o sistema de gestão ambiental adquire uma visão estratégica do meio ambiente. A organização deixa de agir apenas em função dos riscos e passa a perceber também as oportunidades de acordo com orientações de inserção da variável ambiental na gestão do negócio. Este artigo tem como objetivo descrever a influência da implantação do sistema de gestão ambiental na imagem de uma indústria têxtil de Minas Gerais frente aos stakeholders. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sobre sistema de gestão ambiental, a análise de documentos da Empresa Alfa e entrevistas não estruturadas com os responsáveis pela implantação da ISO 14001 e pela área de relação com investidoresTéléchargements
Publié-e
31/12/05
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