DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS IMPORTANTES PARA A ESCOLHA DE CURSOS DE INGLÊS
DOI :
https://doi.org/10.21714/pretexto.v8i2.443Mots-clés :
Idiomas, educação, marketing, comportamento do consumidor, escalasRésumé
O crescimento de instituições que oferecem cursos de idiomas no Brasil tem sido notório nas últimas décadas, fazendo com que a competição nesse setor se tornasse bastante acirrada (Silva, 2005). Para que tais instituições possam sobreviver e crescer nesse mercado, é fundamental desenvolver estratégias mercadológicas eficazes para atrair estudantes. Nesse sentido, é imprescindível identificar os atributos que afetam a sua decisão de compra. Assim sendo, esse trabalho teve por objetivo desenvolver e validar uma escala de avaliação dos atributos considerados importantes pelos clientes na escolha de cursos de inglês. Para tanto, realizou-se um survey, por meio de entrevistas pessoais com 216 clientes potenciais em Belo Horizonte, Minas Gerais. Verificou-se que os atributos considerados importantes na escolha de cursos de inglês podem ser avaliados com base nos seguintes fatores: Qualidade dos serviços, Marca e tradição, Intercâmbio internacional, Rapidez no aprendizado, Localização comodidade, Professores (Qualidade técnica), Metodologia (Atividades extras), Infra-estrutura, Preço, Metodologia (Enfoque prático), Professores (Responsabilidade), Flexibilidade de horários e Endosso social. Os indicadores validados para avaliar tais dimensões são apresentados ao final desse artigo, bem como as limitações do trabalho e sugestões para pesquisas futuras.Téléchargements
Publié-e
31/12/07
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.