CONSUMIDOR DE PRODUTOS VIRTUAIS: USA, MAS NÃO COMPRA

Auteurs-es

  • Américo Nobre Gonçalves Ferreira Amorim Faculdade Integrada do Recife
  • Jairo Simião Dornelas Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i1.500

Résumé

Produtos virtuais são aqueles que podem ser enviados do produtor ao consumidor pela Internet. Analisando a experiência da D'Accord Music Software, que está obtendo destaque na venda de software pela Internet, detectou-se um comportamento defensivo dos consumidores para comprar produtos virtuais. Tal comportamento manifesta-se na baixa taxa de conversão entre usuários que testam e os que realmente compram. Este trabalho visa justamente a aprofundar o conhecimento sobre o comportamento de compra do consumidor destes produtos, destacando a adoção do marketing experiencial como resposta aos desafios. A pesquisa foi conduzida através de entrevistas com os empreendedores e a aplicação de um e-survey, com uma amostra de 700 usuários. As conclusões indicam que o fator preço tem maior importância sob a ótica dos consumidores: a virtualidade parece ser de menor relevância. Como resgate do campo, cogita-se que a adoção do marketing experiencial pode ser uma importante estratégia mercadológica para cativar clientes e reduzir seu comportamento defensivo.

Bibliographies de l'auteur-e

Américo Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, Faculdade Integrada do Recife

Jairo Simião Dornelas, Universidade Federal de Pernambuco

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Publié-e

31/03/10

Numéro

Rubrique

Artigos