Significados de Planos de Saúde para Consumidores de Baixa Renda

Auteurs-es

  • Luiz Felipe Feltrim Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Marcus Wilcox Hemais Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI :

https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i4.5517

Mots-clés :

Plano de saúde, consumidor de baixa renda, cultura e consumo, significados

Résumé

A partir dos anos 2000, cresceu o número de consumidores de baixa renda com planos de saúde. Para esse público, além do acesso a hospitais, clínicas e médicos privados, tais planos apresentam significados de consumo que perpassam seus benefícios funcionais. Todavia, o entendimento desses significados ainda é pouco explorado em marketing. O presente estudo busca, portanto, analisar os significados associados por consumidores de baixa renda a planos de saúde. Para isso, foram realizadas 18 entrevistas em profundidade com esses consumidores que possuem ou possuíram tais planos. É possível perceber que o acesso a planos de saúde causa melhora na qualidade de vida desses consumidores, embora exista uma fragilidade da posse desse serviço, por ser oferecido como um benefício a empregados. Além disso, o plano lhes oferece um sentimento de dignidade. Conclui-se que, para consumidores de baixa renda, planos de saúde apresentam significados de inclusão social e maior aprendizado sobre como ser um consumidor.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Felipe Feltrim, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Administração de Empresas

Marcus Wilcox Hemais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor de marketing do Departamento de Administração

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Publié-e

09/01/20