DECISÃO DE CARREIRA NA ÁREA CONTÁBIL NA VISÃO DOS DISCENTES

Auteurs-es

  • Silvio Paula Ribeiro UFNS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tamires Sousa Araújo (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Camila Elias Fonseca (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Luiza Andrade Silva (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Résumé

Este estudo tem o objetivo de investigar os fatores que influenciaram a decisão dos alunos de uma instituição de ensino pública, na escolha do curso e suas expectativas em relação à carreira na área de contabilidade. A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa. Utilizou-se de questionário estruturado, no levantamento dos dados, totalizando 128 respondentes. Na compreensão dos resultados, implementou-se a Teoria do Comportamento Planejado, conjuntamente com a análise fatorial. Os resultados mostram que, quanto às expectativas dos alunos em relação à carreira profissional na área de contabilidade, 38% da amostra tem interesse na carreira pública e em função do vínculo profissional, a área de atuação mais esperada é a de contador, com 27% dos entrevistados. A análise fatorial mostrou que os fatores reunidos na pesquisa explicam 71,768% do tema e, teoricamente, o controle do comportamento percebido da TCP foi confirmado como o principal pressuposto teórico. Recomenda-se abordar este tema em outras instituições e utilizar a análise fatorial confirmatória, como técnica de análise dos dados.

Bibliographies de l'auteur-e

Tamires Sousa Araújo , (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado, mestrado e graduação em Ciências Contábeis pela (UFU) Universidade Federal de Uberlândia

Camila Elias Fonseca , (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Ciências Contábeis pela (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Luiza Andrade Silva , (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Ciências Contábeis pela (UFMS) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Téléchargements

Publié-e

17/09/21

Numéro

Rubrique

Artigos