APRENDIZAGEM ATIVA EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v15iNE.1496Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Ensino-aprendizagem, Aprendizagem baseada em problemaResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (problem based learning – pbl) em disciplinas do curso de graduação em administração. Para responder ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos optou-se por uma abordagem quantitativa exploratória do tipo survey. A coleta de dados ocorreu através de aplicação de questionários referentes aos fatores facilitadores a cento e sete (107) alunos, após os mesmos participarem de uma experiência inovadora de ensino-aprendizagem utilizando o método PBL em estudo. Como resultado constatou-se que 77% aceitaram a metodologia, sendo que deste valor, 25% consideraram o método com grande aceitação como facilitador e 52% o avaliaram como um facilitador moderado. Considerando que também foram registrados os estilos de aprendizagem, deve se levar em conta que nem todos possuem facilidade para desempenhar um papel mais ativo ou colaborativo durante o processo ensino-aprendizagem, deste modo teve que se observar cada turma em que o PBL foi aplicado individualmente.
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