ALINHAMENTO ESTRATÉGICO: ANÁLISE CONCEITUAL E PERSPECTIVAS TEÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i3.5675Palavras-chave:
Estratégia, alinhamento estratégico, gestão estratégica, tecnologia, desempenho organizacionalResumo
Este artigo, de caráter teórico, realizou uma breve revisão teórica sobre os conceitos relacionados ao tema do alinhamento estratégico, buscando oferecer uma fundamentação teórica essencial e panorâmica sobre o assunto. Esse estudo contribui para a compreensão dos conceitos, abordagens e modelos teóricos relacionados diretamente ao alinhamento estratégico. O artigo está estruturado nas seguintes partes: a) Introdução; b) Origem e desenvolvimento; c) Conceitos; d) Dimensões e perspectivas; e) Taxonomias e modelos teóricos; f) Considerações e críticas à noção de alinhamento estratégico; g) Considerações finais. Ao final, conclui-se que há uma diversidade conceitual envolvendo o tema do alinhamento estratégico, gerando diversas noções e modelos de alinhamento estratégico, situação essa que vai se desdobrar em dificuldades teóricas e metodológicas relevantes para o campo dos estudos em estratégia.
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