Influência da adição de fibras de polipropileno e nanotubos de carbono nas propriedades mecânicas residuais e de durabilidade do concreto de alta resistência sob elevadas temperaturas
Resumo
Os elementos estruturais utilizados na construção civil devem ser projetados para atender aos requisitos de desempenho mecânico, durabilidade e resistência ao fogo. Os principais atributos do concreto de alta resistência (CAR) são sua maior resistência mecânica e durabilidade. Entretanto, dada sua baixa porosidade, o CAR tem menor resistência ao fogo quando comparado com concreto de resistência normal (CRN), ou seja, é mais propenso a sofrer ruptura, normalmente explosiva. Sabe-se que o uso de fibras de polipropileno (FPs)no concreto em elevadas temperaturas não evita a formação de propagação de trincas sob altos níveis de tensões. Todavia, o seu uso em concreto reduz significativamente a ocorrência do lascamento no material quando submetido às elevadas temperaturas. Além disso, concretos com adição de nanotubos de carbono (NTCs) têm apresentado melhorias em algumas das propriedades mecânicas do concreto, como aumento da resistência à compressão, à tração e diminuição da porosidade. Assim, este trabalho visa elucidar a influência das altas temperaturas sobre as propriedades mecânicas residuais e a durabilidade do concreto de alta resistência com adição de fibras de polipropileno e de nanotubos de carbono (CAR-FPNC), bem como analisar a possível ocorrência de desplacamento (spalling). Para atingir este objetivo proposto, a revisão sistemática de literatura (RSL) foi aplicada para selecionar as publicações mais relevantes dos últimos dez anos, resultando em dois artigos para análise integral. Os resultados da RSL indicam melhorias nas propriedades mecânicas residuais, durabilidade e de microestrutura quando se adiciona NTCs e FPs em argamassas em diferentes temperaturas quando comparada com argamassa simples (sem adições). Além disso, aborda as lacunas a serem preenchidas em pesquisas futuras como a necessidade de estudar o efeito do spalling em elevadas temperaturas, a durabilidade e as propriedades mecânicas residuais, como o uso de NTCs e de FPs no CAR, é vital.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem os direitos autorais dos artigos publicados reservados à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC. As opiniões expressas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.