CONSIDERAÇÕES SOBRE A VALORIZAÇÃO DOS PROJETOS NAS PRÁTICAS DE MERCADO

Autores

  • Eduardo Marques Arantes UFMG
  • Maria da Penha Campos Vieira UFMG
  • Paulo Roberto Pereira Andery UFMG
  • Sérgio Myssior

Palavras-chave:

Valorização dos projetos, contratação e gestão de projetos.

Resumo

O processo de projeto tem merecido uma atenção crescente no meio acadêmico e em alguns setores do mercado. Em torno dessa discussão encontra-se a questão da valorização dos projetos, em seus vários aspectos: formas de contratação, remuneração, definição dos escopos de projeto, a concorrência entre as empresas de projeto, etc. Com base em discussões e entrevistas realizadas pelos autores junto a empresas construtoras e de projeto, e considerando as discussões levantadas por ocasião dos Workshops Nacionais e Mineiro de Gestão do Processo de Projeto, apresentam-se reflexões sobre ações para valorização da atividade projetual nas práticas de mercado: a melhoria das práticas gerenciais nas empresas de projeto, a criação de mecanismos para diferenciação dos projetos, o fornecimento de produtos mais completos e a formação acadêmica dos futuros profissionais de engenharia e arquitetura. O presente artigo foi originalmente publicado nos anais do V Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios.

Downloads

Edição

Seção

Artigos