EMPREENDEDORISMO VOLTADO AO MERCADO IMOBILIARIO - Análise e Práticas da integração da Arquitetura e Real Estate

Autores

  • Luciana Andrade Barzi Mestranda. Universidade Federal de São Paulo – Unifesp Gestão de Políticas e Organizações Públicas

Palavras-chave:

Incorporação Imobiliária, Planejamento, Real Estate

Resumo

Esta pesquisa relaciona o produto imobiliário, aplicado a qualquer tipo de unidade imobiliária, objeto do mercado de venda e locação de imóveis e o processo do projeto, baseada nas práticas recentes de desenvolvimento de empreendimentos imobiliários.
No início levanta o papel do planejamento técnico no mercado imobiliário, descrevendo os principais processos no desenvolvimento de um produto. Na sequencia, elenca os atores envolvidos neste processo e finalmente, descreve alguns exemplos de arquitetos- empreendedores que se destacam no mercado imobiliário ao longo da história.
A questão que se busca resposta é se ainda existe o estigma do arquiteto como empreendedor, bem como para uma análise sobre o desequilíbrio entre a técnica e o negócio e se este híbrido de funções influencia na formatação do produto imobiliário.
Por fim, aborda a problemática da necessidade de maior profissionalização do incorporador imobiliário e integração entre os atores principais, contribuindo para uma aproximação crítica entre mercado e universidade.

Downloads

Publicado

10/11/14

Edição

Seção

Artigos