ANÁLISE NUMÉRICA DO EFEITO DO SOBREPESO SOBRE O PAVIMENTO RODOVIÁRIO

Autores

  • Isa Lorena Silva Barbosa Analista de infraestrutura rodoviária no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
  • Veronica Ferreira Soares Centro universitário - UniEvangélica http://orcid.org/0000-0002-0412-5340

Palavras-chave:

Pavimento flexível, Excesso de carga, Dimensionamento

Resumo

No presente trabalho foi desenvolvida uma análise empírico-matemática dos efeitos do excesso de cargas no trecho Anápolis/Cocalzinho de Goiás da BR-414, objetivando demonstrar através de cálculos, como o sobrepeso de veículos de carga pode diminuir a vida útil do pavimento. Para tanto, foi feita uma previsão da vida útil do pavimento em função do número N, quando as cargas previstas no dimensionamento são acrescidas em 10,15 e 20%. Com os resultados pode-se concluir que, como consequência da falta de conscientização por parte das transportadoras, um aumento de carga de 10%, por exemplo, pode diminuir pela metade, a vida útil da via pavimentada.

Biografia do Autor

Isa Lorena Silva Barbosa, Analista de infraestrutura rodoviária no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Goiás (2006) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é concursada no cargo de analista de infraestrutura rodoviária no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Veronica Ferreira Soares, Centro universitário - UniEvangélica

Graduanda do curso de Engenharia Civil pela faculdade Unievangélica, Anápolis-GO.

Downloads

Publicado

23/01/18

Edição

Seção

Artigos