AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DE UMA RODOVIA DE MINAS GERAIS POR MEIO DO EQUIPAMENTO FALLING WEIGHT DEFLECTOMETER

Autores

  • Rafaella Araújo Silva Unifor-MG
  • Paulo José Silva UNIFOR MG

Palavras-chave:

Rodovia. Falling Weight Deflectometer. Restauração.

Resumo

O valor do sistema rodoviário brasileiro é inquestionável, uma vez que se percebe o aumento em relação ao número de viagens e volume de cargas transportadas pelo país. A logística de escoamento da produção depende, diretamente, da malha rodoviária, sendo que sua qualidade influencia no preço do frete e, consequentemente, no custo final da produção, além de ser responsável pela avaliação positiva ou negativa de um segmento rodoviário. Dentre desse contexto, este trabalho procurou analisar a avaliação estrutural de uma rodovia utilizando o equipamento Falling Weight Deflectometer, descrevendo como foi feita a avaliação, o cálculo da nota da deflexão e a demonstração dos resultados obtidos. A metodologia adotada retratou a estrutura do pavimento, a avaliação estrutural do pavimento, os métodos de avaliação estrutural, os equipamentos utilizados e as técnicas de restauração para pavimentos asfálticos com problemas estruturais. Com os dados das deflexões levantados em campo, foi possível calcular as notas dos segmentos homogêneos nos anos de 2013 e 2014 e fazer um comparativo das notas, avaliando se houve melhoria estrutural do pavimento de um ano para o outro, e as razões dessa melhoria. Os resultados obtidos com a pesquisa permitiram concluir que quanto maior for a recuperação de um segmento, melhor será sua avaliação.

Biografia do Autor

Rafaella Araújo Silva, Unifor-MG

Engenheira Civil pelo Centro Universitário de Fomirga - Unifor _MG. Cursando especialização em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído pela Universidade Federal de Minas Gerais, conclusão prevista para Junho de 2018.

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Publicado

30/12/18

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