PROPOSTA PARA O USO DO POLI(ETILENO TEREFTALATO GLICOL) - PETG EM COBERTURAS DE EDIFICAÇÕES: ANÁLISE TÉRMICA E MECÂNICA
Palavras-chave:
Poli(Etileno Tereftalato Glicol). PETG. Coberturas Leves. Telhas Termoacusticas. Conforto Ambiental. Conforto Térmico.Resumo
A cobertura é um elemento construtivo importante para o controle termoacústico no interior das edificações, sob essas demandas os empreendimentos que apresentam conforto térmico e utilizam a iluminação natural mostram-se mais eficientes no consumo de energia, recursos e na geração de emissões, aumentando a proteção ambiental. Neste trabalho avaliou -se uma solução de engenharia para confecção de telhas termoacústicas à base de Poli(etileno tereftalato glicol) - PETG. O trabalho investigou amostras comerciais do material adquirindo placas de 2 mm e 3 mm de espessura. Foi conduzido um arranjo experimental de caracterizações: física (densidade), físico-química (análise térmica), químicas (espectroscopia), micro e nanoestruturais (imagens obtidas por microscopia eletrônica), avaliações térmofísicas e mecânicas das amostras. Adicionalmente, foi avaliado o desempenho térmico por meio da determinação do valor da transmitância térmica em protótipo de uma cobertura padrão, conforme ABNT NBR 15220-2:2015 (ABNT, 2015), exemplo C.6. Os resultados obtidos para a transmitância térmica indicam que não houve alteração significativa com relação ao desempenho térmico quando comparado com o material e tipologia de referência, confirmando assim que o PETG é um material potencial que pode ser utilizado em coberturas de edificações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem os direitos autorais dos artigos publicados reservados à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC. As opiniões expressas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.