AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA TECNOLOGIA BIM NO LEVANTAMENTO DE QUANTITATIVOS EM CONTRASTE À METODOLOGIA CONVENCIONAL

Autores

  • Amanda Alencar da Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil
  • Danielle Meireles de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil
  • Sidnea Eliane Campos Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

BIM. Levantamento de quantitativos. Orçamento.

Resumo

Diante do mercado competitivo em que se situa a Construção Civil, a eficiência do orçamento se faz essencial para o sucesso da empresa em seus projetos. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a avaliar os impactos dos diferentes métodos para levantamento de quantitativos, com base em um estudo de caso realizado com um projeto de uma edificação comercial. Os totais dos serviços estudados foram determinados pela metodologia tradicional com projetos 2D fornecidos e a partir da tecnologia BIM (Building Information Modeling), com a modelagem 3D realizada. Desse modo, diante das divergências entre os resultados obtidos, constatou-se a maior precisão e agilidade proporcionadas pela tecnologia BIM, em contraposição à vulnerabilidade dos métodos tradicionais, cujas falhas podem alterar o orçamento de forma expressiva. Por fim, espera-se que o trabalho realizado possa ser um suporte para novas pesquisas acerca da tecnologia BIM, além de incentivar mudanças organizacionais e operacionais na indústria da Construção Civil.

Biografia do Autor

Amanda Alencar da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais

Danielle Meireles de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Doutora em Engenharia de Estruturas. Professora do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais

Sidnea Eliane Campos Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Engenharia de Estruturas. Professora do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

31/07/19

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