MONITORIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE ZONAS DE TRANSIÇÃO DA VIA FÉRREA

Autores

  • Cristina Alves Ribeiro Engenheira Civil, PhD, FEUP
  • Rui Calçada Engenheiro Civil, PhD, FEUP

Palavras-chave:

Via-férrea, monitorização dinâmica, zonas de transição.

Resumo

As zonas de transição de rigidez da via, que ocorrem, por exemplo, entre zonas em aterro e obras de arte, constituem singularidades importantes na via que têm atraído especial atenção por parte das entidades gestoras das infraestruturas ferroviárias de vários países. A grande necessidade de manutenção e renovação, que implicam custos muito elevados, estão na origem da preocupação generalizada. O trabalho apresentado neste artigo foi desenvolvido na FEUP com a colaboração da REFER, e teve como principal objetivo fornecer contributos para a compreensão do comportamento dinâmico das zonas de transição, através da realização de estudos experimentais e numéricos. A zona estudada consistiu numa zona de transição aterro-atravessamento inferior à via, situado ao km 40+250 da Linha do Norte no trecho Vila Franca de Xira (norte) – Azambuja.  A instrumentação efetuada no local consistiu na realização de ensaios de receptância da via, ensaios para a passagem de tráfego ferroviário e na monitorização sincronizada das respostas dinâmicas do veículo e da via. Relativamente ao ensaio para a passagem de tráfego ferroviário realizou-se a monitorização de deslocamentos recorrendo a um sistema de medição sem contacto baseado em tecnologia laser, de deslocamentos na interface carril-travessa, de acelerações nas travessas e de cargas de tráfego na via. Com a monitorização efetuada pretendeu, para além da avaliação do comportamento dinâmico da zona de transição, validar os modelos numéricos desenvolvidos.

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Publicado

28/06/19