Avaliação da relação entre valores característicos da resistência à compressão e tração paralela às fibras de madeiras tropicais
Resumo
O método simplificado da NBR 7190:1997 visa facilitar a caracterização das espécies de madeira, porém a norma é antiga e seus resultados podem não ser confiáveis atualmente. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a confiabilidade do valor exibido da relação entre resistência à compressão e tração paralela às fibras. Para isso, foi realizada uma compilação de dados encontrados na literatura e no anexo da norma vigente. Ao todo, foram encontradas 62 espécies. Com os resultados da resistência à compressão e tração paralelo às fibras das 62 espécies, foi possível determinar a relação ótima entre essas propriedades com o uso da estatística bootstrap. Sendo assim, foi possível concluir que intervalo de bons valores é de 0,73 à 0,90, sendo que o valor de 0,82 é o ideal para essa relação, diferentemente do exibido pela norma brasileira vigente.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem os direitos autorais dos artigos publicados reservados à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC. As opiniões expressas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.