Uso Light Emitter Diode Therapy (LED) e Laser de Baixa Potência no tratamento da Acne Vulgar
uma revisão bibliográfica
Resumo
A acne é a patologia caracterizada pela inflamação e obstrução da unidade pilossebácea da pele. O principal tratamento para essa condição constitui no uso da Isotretinoína, fármaco altamente teratogênico e com vários efeitos adversos, ou ainda no uso de antimicrobianos. Dessa forma, novas terapêuticas ganharam destaque, estudos sugeriram que a terapia a laser é uma alternativa eficaz para tratar a acne vulgar, reduzindo a necessidade de medicamentos tópicos e orais, com o intuito de estimular processos celulares e melhorar a função dos tecidos com o tratamento. Em vista disso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de relatar a eficácia do LED e laserterapia no tratamento da Acne Vulgar. A pesquisa foi conduzida no período de setembro de 2023, nas bases de dados Medline e LILACS, de maneira retrospectiva, entre os anos 2014 a 2023, nos idiomas inglês e português. A laserterapia pode ajudar a diminuir as lesões inflamatórias da acne através de vários mecanismos, incluindo a redução da inflamação, a destruição das bactérias responsáveis pela acne e a promoção da cicatrização da pele. Estudos mostraram que a aplicação combinada de LED azul e laser vermelho, obtiveram melhores resultados do que eles sozinhos. Atuaram com suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas de forma conjunta, no que resultou em redução de pápulas, pústulas e na reparação tecidual. Esse fato, averigua o laser como técnica segura e método terapêutico eficaz para o tratamento de acne leve a moderada. Além disso, é importante evidenciar os benefícios secundários na qualidade de vida dos pacientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Estética em Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.