Fisiopatologia das Alopecias Cicatriciais
Resumo
A perda de cabelo é uma condição comum que afeta homens e mulheres. Se a queda de cabelo começar a causar calvície, isso indica a presença de um distúrbio capilar grave. As alopecias constituem as afecções em que há diminuição ou ausência de pelos. Elas alteram a aparência física do indivíduo e causam frequentemente impacto psicológico negativo. O objetivo dessa revão integrativa é buscar compreender a problemática sobre alopecias cicatriciais. Para tanto foram pesquisados artigos de estudos sobre o tema, as bases de dados utilizadas na pesquisa bibliográfica foram: PubMed e BVS, Scielo e Google Acadêmico; utilizando os campos de busca “All Fields” e “MeSH Terms”. As alopecias cicatriciais (AC) representam um grupo de doenças que resulta na destruição de um folículo piloso, enquanto o substitui por tecido cicatricial, causando queda permanente de cabelo, consequentemente fibrose neste local. A queda de cabelo compreende condições heterogêneas, como, o colapso do privilégio imunológico, a herança genética; com práticas de penteado com tração repetitivas ou penteados apertados, produtos químicos capilares como fatores agravantes; e na fisiopatologia da inflamação com um processo envolvendo as células T com predominância de CD4. A histologia revela uma inflamação linfocítica perifolicular do infundíbulo inferior, descamação precoce da bainha radicular interna e tecido conjuntivo fibroso. Por ser uma doença heterogênea torna o diagnóstico bastante desafiador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Estética em Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.