BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO INJETÁVEL PARA O RETARDO DO ENVELHECIMENTO FACIAL
UMA REVISÃO INTEGRATIVA ENTRE O POLI-L-LÁTICO E HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO.
Resumo
O envelhecimento é um processo complexo que envolve várias mudanças nas diferentes camadas anatômicas do rosto incluindo ossos, ligamentos, músculos, gordura e pele. Essas mudanças resultam em perda de volume, flacidez, rugas e outros sinais de envelhecimento. Uma das principais substâncias envolvidas na manutenção da juventude da pele é o colágeno. O colágeno é uma proteína que atua como um componente estrutural importante da matriz extracelular, mantendo as células da pele firmes e unidas. Além disso, o colágeno desempenha um papel fundamental na formação de tecidos como cartilagens e ligamentos, que são essenciais para a saúde das articulações. Bioestimuladores são substâncias utilizadas para estimular a produção de colágeno quando são injetadas na pele. Eles têm a função de prevenir o envelhecimento, ajudando a restaurar a quantidade adequada de colágeno na pele, melhorando sua hidratação, elasticidade e firmeza. O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados de dois bioestimuladores, poli-l-lático e hidroxiapatita de cálcio, e os resultados obtidos demonstram que a baixa quantidade dessa proteína prejudica a hidratação da pele, elasticidade e firmeza fazendo que a pele fique mais exposta a sinais do envelhecimento e que após as sessões de bioestimulação foram obtidos resultados satisfatórios de rejuvenescimento com o público de idade superior a 40 anos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Estética em Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.