Intercorrências decorrentes do uso da Toxina Botulínica para fins estéticos
Resumo
O presente estudo possui como finalidade explanar acerca da história da toxina botulínica do tipo A, sua forma de atuação nos músculos, sua aplicação para fins estéticos e as possíveis intercorrências. Desde a sua descoberta houve diversos estudos que comprovaram a eficácia para a realização tanto de procedimentos terapêuticos, quanto estéticos. A sua aplicação para fins estéticos ganhou o gosto das pessoas, visto que a toxina botulínica auxilia na amenização e prevenção dos efeitos do envelhecimento. Outro fator que contribui para a sua popularidade é que se trata de um procedimento minimamente invasivo. Mas, assim como todo procedimento, neste também pode haver efeitos inesperados, denominados de intercorrências. Tais intercorrências podem ser provenientes da administração da dosagem errada, aplicação em locais indevidos, fatores intrínsecos ao paciente, como por exemplo diversidade anatômica e também aos cuidados de limpeza que antecedem a aplicação. Portanto, torna-se fundamental a observância de todos esses fatores e cuidados com a higiene, a fim de que se possa reduzir os riscos de tais intercorrências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Estética em Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.