Intercorrências Relacionadas à Aplicação de Toxina Botulínica na Face
Resumo
O mercado global de produtos antienvelhecimento está aumentando constantemente. As injeções de toxina botulínica A são um tratamento não cirúrgico, mas ainda invasivo, indicado para obter rejuvenescimento da face. Existem duas classes de eventos adversos relacionados a TB, eventos transitórios e benignos, e eventos potencialmente graves. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura, narrativa, qualitativa, exploratória e descritiva. Após filtrar cada banco de dados com os critérios de inclusão, os trabalhos foram pré-selecionados através da leitura do título e resumo e posteriormente realizado a leitura na íntegra para aplicar os critérios exclusão. Assim, o estudo foi composto por uma amostra de 13 artigos. A paralisia seletiva de certos músculos é a base do tratamento com toxina botulínica, mas a paralisia de músculos adjacentes ou outros pode levar a complicações. As complicações encontradas no referido estudo também foram classificadas como graves ou não graves. Complicações graves foram definidas como aquelas que resultaram em hospitalização, morte, condições de risco de vida, incapacidade, danos permanentes, anomalia congênita ou que exigiram uma intervenção para prevenir deficiência permanente. As intercorrências em procedimentos estéticos tornaram-se um problema de saúde pública. A notificação de eventos adversos ocorridos em procedimentos estéticos que requerem assistência médica visa preencher essa lacuna. Com dados confiáveis e técnicos, será possível identificar as causas e realizar intervenções capazes de minimizar sequelas irreversíveis e óbitos. As complicações devem ser prontamente reconhecidas pelo profissional para que, quando possível, possam ser revertidas ou adequadamente tratadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Estética em Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.