Cannabis na indústria cosmética
uma análise do conhecimento sobre a planta utilizada como ativo.
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso trata sobre o uso da Cannabis e sua utilização como ativo na indústria cosmética. Diante disso, tem-se como objetivo geral informar e agregar conhecimento aos profissionais e apreciadores da estética e cosmetologia e, especificamente, realizar a descrição de produtos já comercializados nacionalmente e internacionalmente. Além disso, pretende-se analisar os conhecimentos e o interesse geral a partir de um questionário. A metodologia é baseada em uma pesquisa exploratória, descritiva e uma revisão de literatura, além da análise de cosméticos que possuem a Cannabis como princípio ativo e da pesquisa de campo de caráter quantitativo e descritivo. Como resultado, pode-se considerar que os estudos acerca do tema ainda são escassos, por ser um assunto relativamente novo, porém, a partir dos feedbacks e concentrações do ativo nos produtos descritos, considera-se que, caso legalizado, o uso da planta em formulações pode possuir um futuro promissor. Quanto ao conhecimento sobre o assunto, percebe-se que é preciso disponibilizar informações embasadas cientificamente para que haja uma maior aceitação do uso da planta, quebrando tabus e discriminações. Com isso, contextualiza-se o princípio ativo com o mercado, a cosmetologia orgânica e as tendências, afinal, o Hemp é uma inovação do mercado que proporciona diversos tratamentos para diversas disfunções, inclusive as cutâneas, como psoríase, acne e eczema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.