Tratamentos estéticos associados ao transplante capilar
uma revisão de escopo
Resumo
A causa mais comum da perda dos cabelos é a alopecia androgenética. Essa patologia deve ser tratada a partir dos primeiros sinais, evitando a progressão da calvície e possível danos na autoestima do indivíduo. Como uma das grandes influências dessa patologia é o perfil genético, a tendência é que uma vez instaurada, os sintomas acompanhem o indivíduo ao longo de toda sua vida. A procura por autoestima está em evidência atualmente e a necessidade de inovação nos tratamentos vão surgindo. Com os avanços nas técnicas de transplante capilar, o presente trabalho tem como objetivo identificar os procedimentos estéticos que podem ser associados a cirurgia para potencializar resultados e bem-estar do paciente. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de escopo. Sendo a busca elaborada em bancos de dados: BVS, PubMed e Google Acadêmico. Com fontes de literatura cinzenta, como as bases de teses e dissertações em língua inglesa e portuguesa, publicados nos últimos dez anos. RESULTADOS: (8) artigos foram selecionados de um total de (200) artigos encontrados e (42) lidos. Os tratamentos abordados foram o plasma rico em plaquetas, derivado do sangue do paciente, com potencial de regeneração e reparação por conter alto indicie de fatores de crescimento. O laser de baixa potência aumentando a circulação sanguínea local e combatendo inflamações no couro cabeludo. A intradermoterapia, aplicada de forma injetável diretamente no couro cabeludo com ativos de crescimento capilar. O microagulhamento, que induz o colágeno de forma percutânea. A carboxterapia, consiste na aplicação de gás carbônico, promovendo oxigenação e vascularização tecidual. CONCLUSÃO: Observou-se que a grande maioria dos estudos se encontram na área médica, o que se nota a necessidade de pesquisas voltadas para a área estética. Embora a alopecia androgenética seja uma patologia comum, as terapias aprovadas são restritas, sendo necessários maiores estudos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.