O bem-estar e a autoestima no pós-tratamento estético facial e corporal, considerando os impactos causados pela mídia para o padrão de beleza
Resumo
Nos dias atuais, muito mais do que cuidar da aparência, a estética cuida da pessoa. Para se entender como a estética pode agir na saúde mental, física e na qualidade de vida dos indivíduos, é necessário tecer comentários acerca do significado do termo autoestima. Define-se autoestima como uma avaliação que o indivíduo efetua e comumente mantém em relação a si mesmo, expressando uma atitude de aprovação ou desaprovação. Autoimagem é a percepção que a pessoa tem de si ou seu reflexo diante do retorno de sentimentos ou ações em seus relacionamentos, e pode estar relacionada com alterações na imagem, A aparência pessoal está intimamente ligada com a satisfação ou insatisfação da pessoa. Em relação a estas observações este tema é de alta complexidade, podendo influenciar diretamente as relações sociais dos indivíduos. Por este motivo, este trabalho teve como objetivo analisar a influência dos tratamentos estéticos que promovem o bem-estar e levam o paciente à melhora na vida cotidiana, aumentando a autoestima e a autoconfiança. Este artigo utilizou de uma metodologia bibliográfica, qualitativa e exploratória, foi aplicado questionário a 40 pessoas que já tinham realizado algum tipo de procedimento estético. Ficou evidente através desta pesquisa que as pessoas associam a questão do bem-estar, da automotivação e da autoestima uma condição que pode ser adquirida, sentida, vivenciada por via dos procedimentos estéticos. E dos procedimentos mais citados pelos entrevistados quando associados à questão auto estima foram capilar, facial e corporal. Todavia é importante ressaltar que tratamentos estéticos promovem o bem-estar e levam o paciente à melhora na vida cotidiana, aumentando a autoestima e a autoconfiança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.