PERFIL EMPREENDEDOR DE PROFISSIONAIS DE ARQUITETURA E URBANISMO

DIFERENTES DIMENSÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Empreendedorismo, arquiteto urbanista, Autossuficiência, Planejamento, Formação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o perfil empreendedor de profissionais de Arquitetura e Urbanismo com base nas dimensões propostas por Schmidt e Bohnenberg (2009). Trata-se de um estudo quantitativo que utilizou a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico, resultando em 175 respostas de profissionais registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Os dados coletados foram analisados utilizando o Método de Mínimos Quadrados Parciais (PLSM) com o software SmartPLS v. 3.0. Os resultados indicam uma ordem hierárquica entre as dimensões que compõem o perfil empreendedor dos profissionais pesquisados, a saber: autossuficiência, planejamento, sociabilidade, inovação, liderança e risco. Essas descobertas sugerem que tais profissionais têm um perfil primariamente voltado para a percepção de mercado (autossuficiência), que obteve o maior peso na formação do perfil, e planejamento, que teve o segundo maior peso. Como contribuição, este estudo oferece pistas importantes sobre a formação do perfil empreendedor dos profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo.

 

Biografia do Autor

Rafael Venturin Piacentini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando nos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e em Engenharia de Energia na Agricultura pela UNIOESTE (2024-2027). Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura pela UNIOESTE (2022-2024). Especialista em Projeto de Arquitetura: Gestão e Sustentabilidade pela UNIPAR (2015). Bacharel em Administração (2021) e em Arquitetura e Urbanismo (2011). Revisor da revista IJERRS e pesquisador no Projeto NAPI Emergências Climáticas e na RIPERC. Atua como professor no curso Técnico em Administração da Secretaria de Educação do Paraná e tem experiência em ensino superior, pesquisa em empreendedorismo, construção civil sustentável, resiliência climática, métodos quantitativos e eficiência energética.

Maritane Prior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003) e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCA) (2008). Atualmente é Professor adjunto nível D na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Topografia e Sensoriamento Remoto, produção de sementes de culturas energéticas, fontes renováveis de energia.

Marcelo Roger Meneghatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pós-doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE. Doutor em Administração pela UNINOVE-SP (2019) e Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE (2014). Possui MBA em Gestão Estratégica (2012) e especialização em Docência do Ensino Superior (2012). Bacharel em Administração pela Universidade Paranaense (2010). Professor do PPGADM-UNIOESTE, atuando em Métodos Qualitativos e Empreendedorismo, e professor efetivo na UNESPAR. Editor Associado da RIAE e líder do tema Estratégia e Empreendedorismo na ANPAD. Pesquisa nas áreas de estratégia, empreendedorismo e inovação.

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2016) e Mestre em Administração pela UFPR (2012), ambos com bolsa CAPES. Coordenador do PPGAdm da Unioeste (2022-Atual) e líder da linha de pesquisa em Estratégia e Competitividade (2019-2024). Coeditor da Revista Ibero-Americana de Estratégia (2020-Atual) e ex-editor chefe da Revista Competitividade e Sustentabilidade (2016-2022). Líder do GPEC/CNPq e membro de grupos de pesquisa na Uninove e UFGD. Atua nas áreas de estratégia comportamental, competitividade e tomada de decisão estratégica, com ênfase em métodos quantitativos.

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24/04/25

Edição

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Artigos