FORTALECENDO NEGÓCIOS DE MICRO, PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS

O PODER DA ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DURANTE A CRISE DA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização financeira, Empreendedores, Covid-19.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira dos micro, pequenos e médios empresários do município de Palhoça, bem como a relação dessa alfabetização com os impactos sofridos durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa buscou avaliar o nível de conhecimento, atitude e comportamento financeiros desses empresários, além de caracterizar os negócios e o perfil socioeconômico dos entrevistados, investigando como a alfabetização financeira influenciou a resiliência das empresas durante a pandemia. Para a coleta de dados, utilizou-se uma adaptação do questionário da OECD (2020b), obtendo-se respostas válidas de 50 empreendedores do município de Palhoça, em Santa Catarina. Os níveis médios encontrados foram de 63,60%, 50,67%, 68,22% e 63,76% para conhecimento, atitude, comportamento e alfabetização financeira, respectivamente. Além disso, constatou-se que a COVID-19 gerou dificuldades financeiras para a maioria dos entrevistados, que adotaram estratégias mitigadoras, como a redução de custos operacionais e dos pró-labores. Durante períodos de instabilidade econômica, como crises financeiras ou pandemias, observou-se que a alfabetização financeira se torna um diferencial crucial, reduzindo o risco de falência e contribuindo para a sustentabilidade e o crescimento do negócio.

Biografia do Autor

Willian Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de cálculos judiciais, bancária, cível, previdenciária e trabalhista.

Ana Luiza Paraboni, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora adjunta no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora e mestre em Administração pela UFSC com ênfase em Finanças Comportamentais e graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Subcoordenadora do Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC).

Luiza Botega Goularte, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduanda no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista de iniciação cientifica no Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC).

Kássia Schneider Maranhão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduanda no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista de iniciação cientifica no Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC).

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Publicado

21/03/25

Edição

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Artigos