FORTALECENDO NEGÓCIOS DE MICRO, PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS

O PODER DA ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DURANTE A CRISE DA COVID-19

Autores/as

Palabras clave:

Alfabetização financeira, Empreendedores, Covid-19.

Resumen

O estudo teve como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira dos micro, pequenos e médios empresários do município de Palhoça, bem como a relação dessa alfabetização com os impactos sofridos durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa buscou avaliar o nível de conhecimento, atitude e comportamento financeiros desses empresários, além de caracterizar os negócios e o perfil socioeconômico dos entrevistados, investigando como a alfabetização financeira influenciou a resiliência das empresas durante a pandemia. Para a coleta de dados, utilizou-se uma adaptação do questionário da OECD (2020b), obtendo-se respostas válidas de 50 empreendedores do município de Palhoça, em Santa Catarina. Os níveis médios encontrados foram de 63,60%, 50,67%, 68,22% e 63,76% para conhecimento, atitude, comportamento e alfabetização financeira, respectivamente. Além disso, constatou-se que a COVID-19 gerou dificuldades financeiras para a maioria dos entrevistados, que adotaram estratégias mitigadoras, como a redução de custos operacionais e dos pró-labores. Durante períodos de instabilidade econômica, como crises financeiras ou pandemias, observou-se que a alfabetização financeira se torna um diferencial crucial, reduzindo o risco de falência e contribuindo para a sustentabilidade e o crescimento do negócio.

Biografía del autor/a

Willian Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de cálculos judiciais, bancária, cível, previdenciária e trabalhista.

Ana Luiza Paraboni, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora adjunta no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora e mestre em Administração pela UFSC com ênfase em Finanças Comportamentais e graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Subcoordenadora do Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC).

Luiza Botega Goularte, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduanda no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista de iniciação cientifica no Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC).

Kássia Schneider Maranhão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduanda no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista de iniciação cientifica no Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC).

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Publicado

21/03/25

Número

Sección

Artigos