COMPETÊNCIAS DIGITAIS E AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E AS REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

ambidestria organizacional, competências digitais, inovação

Resumo

O presente artigo realiza uma revisão sistemática sobre a relação entre competências digitais e ambidestria organizacional, abordando como essas dimensões podem influenciar o futuro das organizações. As competências digitais, essenciais para o uso eficaz das tecnologias, estão cada vez mais sendo vistas como um fator-chave na promoção de uma cultura organizacional adaptativa. A ambidestria organizacional, caracterizada pela capacidade de equilibrar a exploração de novas oportunidades com a exploração eficiente de recursos, torna-se crítica em um cenário de transformação digital acelerada. A partir da análise de literatura existente, o estudo reflete sobre a importância do desenvolvimento contínuo de habilidades digitais como um catalisador para a inovação e eficiência organizacional. Conclui-se que a sinergia entre competências digitais e ambidestria organizacional será determinante para a agilidade, resiliência e competitividade futura das organizações, à medida que enfrentam os desafios de um ambiente de negócios em constante evolução.  

Biografia do Autor

Rommel Gabriel Gonçalves Ramos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP. Pós-graduado em Melhoria de Processo de Software (MPS) pela UFLA/MG e Graduado em Administração de Sistemas de Informação. Atua há mais de 30 anos em Engenharia de Software e Gestão de Projetos de TI. Atualmente como Agile Master da Caixa Econômica Federal na Transformação Digital - TEIA, Gerente de Projetos de TI na RM Consultoria e Projetos, Professor da Pós-Graduação na PUC/MG e Professor/Tutor dos Cursos de Pós-Graduação na UNYLEYA (EAD) CETEC.

Renato Rodrigues da Silva, Universidade FUMEC (FUMEC)

Doutorando em Administração na Universidade FUMEC com pesquisa na área de inteligência artificial e gestão em saúde. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), especialista em Gestão de Pessoas e Negócios pela Faculdade Conquer (2025), especialista em Gestão Avançada em Compliance e Governança Corporativa pela PUC Minas (2025), especialista em Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Osvaldo Cruz (2018), em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário UNA (2015), e Gestão de Pessoas pela PUC Minas (2014). Graduado em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Experiência docente em curso técnico, graduação e pós-graduação (UFMG, Fundação Dom Cabral, PUC Minas, Santa Casa de Belo Horizonte e Fundação Pedro Leopoldo).

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Publicado

09/04/25