COMPETÊNCIAS DIGITAIS E AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E AS REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

ambidestria organizacional, competências digitais, inovação

Resumo

O presente artigo realiza uma revisão sistemática sobre a relação entre competências digitais e ambidestria organizacional, abordando como essas dimensões podem influenciar o futuro das organizações. As competências digitais, essenciais para o uso eficaz das tecnologias, estão cada vez mais sendo vistas como um fator-chave na promoção de uma cultura organizacional adaptativa. A ambidestria organizacional, caracterizada pela capacidade de equilibrar a exploração de novas oportunidades com a exploração eficiente de recursos, torna-se crítica em um cenário de transformação digital acelerada. A partir da análise de literatura existente, o estudo reflete sobre a importância do desenvolvimento contínuo de habilidades digitais como um catalisador para a inovação e eficiência organizacional. Conclui-se que a sinergia entre competências digitais e ambidestria organizacional será determinante para a agilidade, resiliência e competitividade futura das organizações, à medida que enfrentam os desafios de um ambiente de negócios em constante evolução.  

Biografia do Autor

Renato Rodrigues da Silva, Universidade FUMEC (FUMEC)

Doutorando em Administração na Universidade FUMEC com pesquisa na área de inteligência artificial e gestão em saúde. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), especialista em Gestão de Pessoas e Negócios pela Faculdade Conquer (2025), especialista em Gestão Avançada em Compliance e Governança Corporativa pela PUC Minas (2025), especialista em Redes de Atenção à Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Osvaldo Cruz (2018), em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário UNA (2015), e Gestão de Pessoas pela PUC Minas (2014). Graduado em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Experiência docente em curso técnico, graduação e pós-graduação (UFMG, Fundação Dom Cabral, PUC Minas, Santa Casa de Belo Horizonte e Fundação Pedro Leopoldo).

Rommel Gabriel Gonçalves Ramos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP. Pós-graduado em Melhoria de Processo de Software (MPS) pela UFLA/MG e Graduado em Administração de Sistemas de Informação. Atua há mais de 30 anos em Engenharia de Software e Gestão de Projetos de TI. Atualmente como Agile Master da Caixa Econômica Federal na Transformação Digital - TEIA, Gerente de Projetos de TI na RM Consultoria e Projetos, Professor da Pós-Graduação na PUC/MG e Professor/Tutor dos Cursos de Pós-Graduação na UNYLEYA (EAD) CETEC.

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Publicado

09/04/2025