INTEGRAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A INDÚSTRIA
REFLEXÕES E RESULTADOS DA EXTENSÃO UNIVERSÍTÁRIA NA EDUCAÇÃO INDUSTRIAL
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Educação industrial, Carreira industrial, Desenvolvimento profissional, Indústria 4.0Resumo
O projeto de extensão denominado “Despertar Industrial” teve como objetivo a aproximação entre os alunos egressos do ensino médio e as indústrias do setor eletrometalmecânico no município de Passo Fundo/RS. O setor industrial tem sofrido significativamente com a escassez de mão de obra qualificada, evidenciado pelo grande número de postos de trabalho com dificuldade de preenchimento na região. Além disso, existe uma percepção equivocada quanto ao ambiente industrial, julgando que o mesmo não apresenta boas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, sendo um ambiente impeditivo para exercer a criatividade ou a inovação. Para mitigar essa problemática, foram promovidos seminários de formação em Soft e Hard Skills, bem como visitas a indústrias parceiras, a fim de conhecer o processo produtivo e as atividades dos diversos setores, despertando, assim, o interesse para uma carreira dentro da área de produção e transformação de materiais. Por fim, o projeto de extensão criou uma ligação entre as indústrias, a academia e as escolas, propiciando um desenvolvimento significativo nas habilidades de oratória, metrologia e inteligência emocional dos alunos envolvidos. Além disso, observou-se que alguns participantes se identificaram com o setor, manifestando interesse em qualificação e atuação profissional futura.
Referências
AGRONEGÓCIO, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL, DE SERVIÇOS E. Passo Fundo. 2024. Disponível em: <https://www.acisa.org.br/passo-fundo/>.
SEBRAE. Estudo Setorial da Indústria Catarinense. 2012. Disponível em: < https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/6bbce44751906c5fd7afc1e74a9a2bd1/$File/5743.pdf>
ECONOMIA - TURISMO. Prefeitura de Passo Fundo. 2024. Disponível em:< https://www.pmpf.rs.gov.br/turismo/economia/>
CAGED. Painel de informações do Novo CAGED. 2024. Disponível em: < https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/estatisticas-trabalho/novo-caged/novo-caged-2024/fevereiro>
VENDRUSCOLO, FÁBIO. Desenvolvimento econômico e mão de obra: o que será das empresas no curto, médio e longo prazo?. GZH Passo Fundo. 2023. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/passo-fundo/noticia/2023/10/desenvolvimento-economico-e-mao-de-obra-o-que-sera-das-empresas-no-curto-medio-e-longo-prazo-cloa43oj9001i017aet0z67qm.html>
BARROS, ANTÓNIO ANDRE CHIVANGA et al. CONECTE: projeto piloto de integração da engenharia com o ensino médio. Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v.12, n. 2, p.18-28, edição especial. 2012. Disponível em: <https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3424/2131>
CIDADÃ, ATLÂNTICO – INSTITUTO DE AÇÃO. Indústria sofre com a falta de mão de obra qualificada. 2022. Disponível em: <https://atlantico.org.br/falta-de-mao-de-obra-qualificada/>
MANPOWERGROUP. Pesquisa de escassez de talentos 2023. 2023. Disponível em: < https://blog.manpowergroup.com.br/pesquisa-escassez-de-talentos-2023>
SENAI. A importância das soft skills para o mercado de trabalho. NOTÍCIAS SENAI DO PARANÁ. 2022. Disponível em: < https://www.senaipr.org.br/noticias-da-industria/a-importancia-das-soft-skills-para-o-mercado-de-trabalho-2-34126-466830.shtml>
IBGE. Síntese de indicadores sociais. 2022. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38542-um-em-cada-cinco-brasileiros-com-15-a-29-anos-nao-estudava-e-nem-estava-ocupado-em-2022>
GOV, AGÊNCIA. Ensino médio tem maior taxa de evasão da educação básica. 2024. Disponível em: <https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202402/ensino-medio-tem-maior-taxa-de-evasao-da-educacao-basica>
PURCENOA, ALUIR et al. Formando um perfil profissional para uma carreira de sucesso na indústria. Química Nova, v. 39, n. 4, p. 507–512, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/qn/a/xSd7Kp9FwB6TydnFBpDL4jF/?format=pdf&lang=pt>
BAZZO, M. G.; CASTRO, C. O. PROJETO ENEM PARA TODOS: Extensão universitária para o estímulo de jovens ao ensino superior. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14761/14971>
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Administração FACES Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.