INTEGRAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A INDÚSTRIA

REFLEXÕES E RESULTADOS DA EXTENSÃO UNIVERSÍTÁRIA NA EDUCAÇÃO INDUSTRIAL

Autores

  • Gabriel Panisson dos Santos ATITUS Educação
  • João Pedro Fraga Júnior ATITUS Educação
  • Márcio Rodrigues ATITUS Educação
  • Rodrigo de Almeida Silva ATITUS Educação
  • Richard Thomas Lermen ATITUS Educação

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação industrial, Carreira industrial, Desenvolvimento profissional, Indústria 4.0

Resumo

O projeto de extensão denominado “Despertar Industrial” teve como objetivo a aproximação entre os alunos egressos do ensino médio e as indústrias do setor eletrometalmecânico no município de Passo Fundo/RS. O setor industrial tem sofrido significativamente com a escassez de mão de obra qualificada, evidenciado pelo grande número de postos de trabalho com dificuldade de preenchimento na região. Além disso, existe uma percepção equivocada quanto ao ambiente industrial, julgando que o mesmo não apresenta boas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, sendo um ambiente impeditivo para exercer a criatividade ou a inovação. Para mitigar essa problemática, foram promovidos seminários de formação em Soft e Hard Skills, bem como visitas a indústrias parceiras, a fim de conhecer o processo produtivo e as atividades dos diversos setores, despertando, assim, o interesse para uma carreira dentro da área de produção e transformação de materiais. Por fim, o projeto de extensão criou uma ligação entre as indústrias, a academia e as escolas, propiciando um desenvolvimento significativo nas habilidades de oratória, metrologia e inteligência emocional dos alunos envolvidos. Além disso, observou-se que alguns participantes se identificaram com o setor, manifestando interesse em qualificação e atuação profissional futura.

Biografia do Autor

Gabriel Panisson dos Santos, ATITUS Educação

Graduando em Engenharia Mecânica, Escola Politécnica, ATITUS Educação, Passo Fundo, RS, Brasil.

João Pedro Fraga Júnior, ATITUS Educação

Graduando em Engenharia Elétrica, Escola Politécnica, ATITUS Educação, Passo Fundo, RS, Brasil.

Márcio Rodrigues, ATITUS Educação

Graduando em Engenharia Civil e Matemática, aluno do PPGARC, Escola Politécnica, ATITUS Educação, Passo Fundo, RS, Brasil.

Rodrigo de Almeida Silva, ATITUS Educação

Professor e Pesquisador do PPGARC, Escola Politécnica, ATITUS Educação, Passo Fundo, RS, Brasil.

Richard Thomas Lermen, ATITUS Educação

Professor e Pesquisador do PPGARC, Escola Politécnica, ATITUS Educação, Passo Fundo, RS, Brasil.

Referências

AGRONEGÓCIO, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL, DE SERVIÇOS E. Passo Fundo. 2024. Disponível em: <https://www.acisa.org.br/passo-fundo/>.

SEBRAE. Estudo Setorial da Indústria Catarinense. 2012. Disponível em: < https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/6bbce44751906c5fd7afc1e74a9a2bd1/$File/5743.pdf>

ECONOMIA - TURISMO. Prefeitura de Passo Fundo. 2024. Disponível em:< https://www.pmpf.rs.gov.br/turismo/economia/>

CAGED. Painel de informações do Novo CAGED. 2024. Disponível em: < https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/estatisticas-trabalho/novo-caged/novo-caged-2024/fevereiro>

VENDRUSCOLO, FÁBIO. Desenvolvimento econômico e mão de obra: o que será das empresas no curto, médio e longo prazo?. GZH Passo Fundo. 2023. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/passo-fundo/noticia/2023/10/desenvolvimento-economico-e-mao-de-obra-o-que-sera-das-empresas-no-curto-medio-e-longo-prazo-cloa43oj9001i017aet0z67qm.html>

BARROS, ANTÓNIO ANDRE CHIVANGA et al. CONECTE: projeto piloto de integração da engenharia com o ensino médio. Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v.12, n. 2, p.18-28, edição especial. 2012. Disponível em: <https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3424/2131>

CIDADÃ, ATLÂNTICO – INSTITUTO DE AÇÃO. Indústria sofre com a falta de mão de obra qualificada. 2022. Disponível em: <https://atlantico.org.br/falta-de-mao-de-obra-qualificada/>

MANPOWERGROUP. Pesquisa de escassez de talentos 2023. 2023. Disponível em: < https://blog.manpowergroup.com.br/pesquisa-escassez-de-talentos-2023>

SENAI. A importância das soft skills para o mercado de trabalho. NOTÍCIAS SENAI DO PARANÁ. 2022. Disponível em: < https://www.senaipr.org.br/noticias-da-industria/a-importancia-das-soft-skills-para-o-mercado-de-trabalho-2-34126-466830.shtml>

IBGE. Síntese de indicadores sociais. 2022. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38542-um-em-cada-cinco-brasileiros-com-15-a-29-anos-nao-estudava-e-nem-estava-ocupado-em-2022>

GOV, AGÊNCIA. Ensino médio tem maior taxa de evasão da educação básica. 2024. Disponível em: <https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202402/ensino-medio-tem-maior-taxa-de-evasao-da-educacao-basica>

PURCENOA, ALUIR et al. Formando um perfil profissional para uma carreira de sucesso na indústria. Química Nova, v. 39, n. 4, p. 507–512, 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/qn/a/xSd7Kp9FwB6TydnFBpDL4jF/?format=pdf&lang=pt>

BAZZO, M. G.; CASTRO, C. O. PROJETO ENEM PARA TODOS: Extensão universitária para o estímulo de jovens ao ensino superior. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14761/14971>

Downloads

Publicado

09/04/25