INTEGRAÇÃO ENTRE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Design Science Research, Interdisciplinaridade, Transdisciplinary Environments of Learning

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos entre 2019 e o primeiro semestre de 2024 a partir da aplicação e adaptação da metodologia Design Science Research (DSR) para a integração entre pesquisa, extensão e ensino. A fundamentação teórica discute a relevância da interdisciplinaridade nas Ciências Sociais, apresentando uma revisão sobre os conceitos de disciplina e interdisciplinaridade. A metodologia aplicada, DSR, explora o problema e a contribuição da pesquisa do ponto de vista teórico e prático, entregando também um artefato (conceito, teoria, sistema, produto, processo, modelo, protótipo, maquete, ou qualquer invento humano) enquanto solução satisfatória para o problema apontado. O artigo apresenta a integração entre disciplinas de ensino e extensão, e propõe uma metodologia para a revisão de literatura com o uso consciente de inteligência artificial. Os resultados apontam o fortalecimento de uma cultura de pesquisa e inovação que enriquece o currículo acadêmico, estimula o pensamento crítico e aumenta a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

nal futura.

Referências

Aldrich, J. H. (Ed.). (2014). Interdisciplinarity: Its role in a discipline-based academy (1st ed.). Oxford University Press.

Alvarenga, A. T. de, Sommerman, A., & Alvarez, A. M. de S. (2005). Congressos internacionais sobre transdisciplinaridade: Reflexões sobre emergências e convergências de ideias e ideais na direção de uma nova ciência moderna. Saúde e Sociedade, 14(3), 9–29.

Batista, M. H., & Mattos, M. C. de. (2020). O novo modelo de avaliação para o mestrado profissional em administração proposto pela CAPES em comparação ao modelo de acreditação internacional. Brazilian Journal of Development, 6(6), 37115–37140. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11587

Brito, E. P. Z., De Luca, M. M. M., & Teixeira, A. J. C. (2013). Documento de área - Administração, Ciências Contábeis e Turismo. CAPES-MEC.

Demo, P. (1997). Conhecimento moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Vozes.

Fazenda, I. (2008). O que é interdisciplinaridade? Cortez.

Golding, C. (2009). Integrating the disciplines: Successful interdisciplinary subjects. Centre for the Study of Higher Education, University of Melbourne.

Graff, H. J. (2017). Undisciplining knowledge: Interdisciplinarity in the twentieth century. Johns Hopkins University Press.

Japiassu, H. (2006). O sonho transdisciplinar e as razões da filosofia (1st ed.). Imago Editora.

Klein, J. T. (1996). Crossing boundaries: Knowledge, disciplinarities, and interdisciplinarities. University of Virginia Press.

Klein, J. T. (2005). Integrative learning and interdisciplinary studies. Peer Review, 7(4), 8–11.

Ledford, H. (2015). Team science. Nature, 525(7569), 308. http://search.proquest.com/openview/387269cced47e1b4dd0116584b1e409e/1?pq-origsite=gscholar&cbl=40569

Lyall, C., et al. (2015). Interdisciplinary provision in higher education. Higher Education Academy. http://www.heacademy.ac.uk/system/files/interdisciplinary_provision_in_he.pdf

Marques, M. S. T., Mattos, M. C. D., & Assunção, Y. B. (2018). Projeto interdisciplinar no ensino superior: Análise da percepção de coordenadores e docentes em uma instituição privada. Revista Competência, 11(2), 12. http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/682

Mattos, M. C. de. (2012). O papel da tecnologia na construção do conhecimento. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 2(2), 33–39. https://navus.sc.senac.br/navus/article/view/80

Mattos, M. C., & Dudley, P. (2012). Uma introdução à tectologia de Bogdanov: Reflexões para a transdisciplinaridade? PRISMA.COM, 18. https://pentaho.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/1954

Mattos, M. C., Marques, M. S. T., & Goulart, I. B. (2017). O Grupo de Pesquisa LATACI®: Pesquisa-extensão-ensino. Tekton, Aprendizagem & Produção do Conhecimento, 1(1).

Morin, E. (2010). Ciência com consciência. Bertrand Brasil.

Mullarkey, M. T., & Hevner, A. R. (2019). An elaborated action design research process model. European Journal of Information Systems, 28(1), 6–20. https://doi.org/10.1080/0960085X.2018.1451811

Pombo, O. (2006). Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, 1(1).

Porter, A. L., Roessner, D. J., & Heberger, A. E. (2008). How interdisciplinary is a given body of research? Research Evaluation, 17(4), 273–282. https://academic.oup.com/rev/article-lookup/doi/10.3152/095820208X364553

Raynald, C., & Zanoni, M. (2011). Reflexões sobre princípios de uma prática interdisciplinar na pesquisa e no ensino superior. In J. Philippi (Ed.), Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação (1st ed.). Manole.

Simon, H. A. (1996). The sciences of the artificial (3rd ed.). MIT Press.

Sommerman, A. (2006). Inter ou transdisciplinaridade? (1st ed.). Paulus.

Souza, W. C., & Mattos, M. C. D. (2018). Percepção dos alunos da geração Y sobre o uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem. Revista FSA, 15(6), 132–150. http://www4.fsanet.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1622/491491683

Trindade, D. F. (2014). Ciência. In I. Fazenda (Ed.), Interdisciplinaridade: Pensar, pesquisar e intervir (1st ed.). Cortez.

Van Baalen, P., & Karsten, L. (2012). The evolution of management as an interdisciplinary field. Journal of Management History, 18(2), 219–237. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/17511341211206861/full/html

Zhou, H., Guns, R., & Engels, T. C. E. (2022). Are social sciences becoming more interdisciplinary? Evidence from publications 1960–2014. Journal of the Association for Information Science and Technology, 73(9), 1201–1221. https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.24627

Downloads

Publicado

09/04/25